Narrativas Cinematográficas, Narrativas Críticas: Os temas da saga Harry Potter (2001-2011)
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-6672.2021v14i40p110-136Palavras-chave:
Harry Potter, Representações sociais, Cinema, MídiaResumo
O cinema, por meio de suas narrativas e discursos, abordam temas diversos e que tocam os sujeitos em suas experiências cotidianas. A saga Harry Potter em sua heptalogia é partícipe desse cenário perpassando espectadores infanto-juvenis ao longo de uma década de produções, posicionando temáticas de interface às vivências de seu público em uma perspectiva de formação sócio-cultural e educacional. Este estudo buscou analisar os temas de crítica social presentes na saga cinematográfica de Harry Potter (2001-2011). O procedimento de análise compreendeu a decupagem de cenas considerando trama, enredo, ambientação e personagens em confronto com a teoria de representações e crítica social. O universo mágico de Harry Potter confronta em uma relação de alegoria e analogia, questões pungentes em relação a minorias, segregação, discriminação e construções sociopolíticas a partir dos temas. O repertório da narrativa fantástica fornece elementos de identificação e reflexão junto ao público expectador, em um diálogo que confronta a realidade a partir da utopia presente na saga.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.