Narrativas Cinematográficas, Narrativas Críticas: Os temas da saga Harry Potter (2001-2011)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2021v14i40p110-136

Palavras-chave:

Harry Potter, Representações sociais, Cinema, Mídia

Resumo

O cinema, por meio de suas narrativas e discursos, abordam temas diversos e que tocam os sujeitos em suas experiências cotidianas. A saga Harry Potter em sua heptalogia é partícipe desse cenário perpassando espectadores infanto-juvenis ao longo de uma década de produções, posicionando temáticas de interface às vivências de seu público em uma perspectiva de formação sócio-cultural e educacional. Este estudo buscou analisar os temas de crítica social presentes na saga cinematográfica de Harry Potter (2001-2011). O procedimento de análise compreendeu a decupagem de cenas considerando trama, enredo, ambientação e personagens em confronto com a teoria de representações e crítica social. O universo mágico de Harry Potter confronta em uma relação de alegoria e analogia, questões pungentes em relação a minorias, segregação, discriminação e construções sociopolíticas a partir dos temas. O repertório da narrativa fantástica fornece elementos de identificação e reflexão junto ao público expectador, em um diálogo que confronta a realidade a partir da utopia presente na saga.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kelly Cristyni Rodrigues Canela, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Assessora de Comunicação. Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Membro do POP - Grupo de Pesquisa em Imagem, Comunicação e Cultura (UNIFIPMoc).

Gustavo Souza Santos, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Doutorando em Desenvolvimento Social e mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Professor do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Coordenador do POP - Grupo de Pesquisa em Imagem, Comunicação e Cultura (UNIFIPMoc).

Downloads

Publicado

2021-06-06