Narrativas Cinematográficas, Narrativas Críticas: Os temas da saga Harry Potter (2001-2011)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2021v14i40p110-136

Palabras clave:

Harry Potter, Representações sociais, Cinema, Mídia

Resumen

O cinema, por meio de suas narrativas e discursos, abordam temas diversos e que tocam os sujeitos em suas experiências cotidianas. A saga Harry Potter em sua heptalogia é partícipe desse cenário perpassando espectadores infanto-juvenis ao longo de uma década de produções, posicionando temáticas de interface às vivências de seu público em uma perspectiva de formação sócio-cultural e educacional. Este estudo buscou analisar os temas de crítica social presentes na saga cinematográfica de Harry Potter (2001-2011). O procedimento de análise compreendeu a decupagem de cenas considerando trama, enredo, ambientação e personagens em confronto com a teoria de representações e crítica social. O universo mágico de Harry Potter confronta em uma relação de alegoria e analogia, questões pungentes em relação a minorias, segregação, discriminação e construções sociopolíticas a partir dos temas. O repertório da narrativa fantástica fornece elementos de identificação e reflexão junto ao público expectador, em um diálogo que confronta a realidade a partir da utopia presente na saga.

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Biografía del autor/a

Kelly Cristyni Rodrigues Canela, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Assessora de Comunicação. Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Membro do POP - Grupo de Pesquisa em Imagem, Comunicação e Cultura (UNIFIPMoc).

Gustavo Souza Santos, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Doutorando em Desenvolvimento Social e mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Professor do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Coordenador do POP - Grupo de Pesquisa em Imagem, Comunicação e Cultura (UNIFIPMoc).

Publicado

2021-06-06