A memória e a infância em Marcel Proust e Walter Benjamin

Autores

  • Paulo Niccoli Ramirez PUC-SP, UNINOVE, Colégio Rio Branco

Palavras-chave:

Memória, infância, Proust, Walter Benjamin.

Resumo

Este trabalho estuda os desdobramentos da memória involuntária em Proust e Walter Benjamin. Trata-se da memória que se apossa do indivíduo arbitrariamente e que permite um processo de reconstrução do passado no presente. Parte-se da questão de como a memória da infância permeia perpetuamente a vida adulta e envolve-se com a arte, sobretudo em Proust e Benjamin, assim como nas obras O pequeno príncipe de Antoine De Saint-Exupery e O escolar de Van Gogh. O pressuposto de nossa investigação é a de que a memória involuntária anula as distâncias temporais e supostamente cognitivas entre o passado e o presente.

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Biografia do Autor

Paulo Niccoli Ramirez, PUC-SP, UNINOVE, Colégio Rio Branco

Paulo Niccoli Ramirez é doutorando, mestre e bacharel em ciências sociais pela PUC-SP e bacharel em filosofia pela USP. É professor da UNINOVE e do Colégio Novo Rumo.

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Publicado

2011-01-31

Edição

Seção

Artigos