“POR MAIS AULAS DE HISTÓRIA PARA ESSA GENTE...”: a crença no conhecimento científico como antídoto à ideologia
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-6672.2020v13i39p99-121Palavras-chave:
Ciência, Ideologia, Comportamento político, Análise do DiscursoResumo
o artigo analisa o discurso do conhecimento científico como antídoto a posições políticas reacionárias ou conservadoras. Para tal, retoma-se a relação entre ciência e ideologia e, por meio da Análise do Discurso filiada a Michel Pêcheux, procede-se a uma análise discursiva de materialidades que atribuem determinadas posições ideológicas à falta de conhecimento sócio-histórico. Ao longo do texto, argumenta-se em favor da ideologia como conjunto de ideias, crenças e valores com caráter prático-operativo e, portanto, para além da noção corrente que a identifica à falsa consciência. Por fim, conclui-se que, embora a ideologia seja, assim como o conhecimento, uma forma de consciência social, não há incompatibilidade entre elas, uma vez que cumprem funções sociais diferentes.
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