Arte, política, fé cristã, poesia

um diálogo para questionar fronteiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2022v15i43p84-102

Palavras-chave:

Cristianismo, Arte e Cultura, Poesia, Política

Resumo

Na sociedade brasileira atual, a religião cristã está no cerne de pautas políticas artísticas-culturais que demarcam divisas e disputas, articuladas midiaticamente. O objetivo deste texto é questionar a constituição desses limites. Para tanto, tomo como premissa a concepção de poesia como essência da arte, buscando pelos pontos de contatos e/ou atritos entre as expressões poéticas e o cristianismo. Como método, utilizo o ensaio, tendo como principais referências Rubem Alves e Adélia Prado, uma vez que suas vidas e obras têm como ponto de partida a religiosidade cristã. O diálogo é feito, ainda, com Paz, Heidegger, Benjamin e Lotman. As principais considerações aqui realizadas apontam para uma série de associações entre poesia e fé cristã, as quais não admitem dogmatismos, tampouco interditos temáticos – o que se contrapõe, portanto, às evocações limitantes, em voga na esfera pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isabella Pichiguelli, Universidade de Sorocaba

Doutoranda em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Narrativas Midiáticas (NAMI/Uniso/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura (MIRE/Intercom).

Referências

BENJAMIN, Walter. Sobre alguns temas em Baudelaire. In: BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Obras escolhidas, v. 3. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.

BOFF, Leonardo. Tempo de Transcendência: O Ser Humano como um Projeto Infinito. São Paulo: Lumensana Publicações Eletrônicas: Sextante, 1992. CUNHA, Magali do Nascimento. Do púlpito às mídias sociais: evangélicos na política e ativismo digital. 1.ed. Curitiba: Editora Prismas, 2017.

DRAVET, Florence. Crítica da razão metafórica: magia, mito e poesia na cultura contemporânea. Brasília: Casa das Musas, 2014.

DUTRA, R.; PESSÔA, K. Guerras culturais e a relação entre religião e política no Brasil contemporâneo. Revista Brasileira de História das Religiões, v. 13, n. 39, p. 233-256, 4 dez. 2020.

FLUSSER, Vilém. Criação científica e artística. In: Conferência na Maison de la Culture, França, 1982. Disponível em: <http://flusserbrasil.com/art209.pdf>. Acesso em: 16 jul. 2020.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.

HEIDEGGER, Martin. A Origem da Obra de Arte. In: HEIDEGGER, Martin. Caminhos de Floresta. Lisboa: Calouste-Gulbelkian, 2002. p. 5-88.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos