A universidade como espaço plural para a formação profissional, pessoal e cultural de jovens potiguara

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2022v15i43p122-140

Palavras-chave:

Universidade, Cultura, Jovens Potiguara, Formação

Resumo

O artigo sintetiza um estudo crítico cultural que inclui uma pesquisa de campo tendo como objetivo geral perceber a partir da trajetória de vida dos jovens Potiguara, como suas experiências puderam contribuir para o ingresso na universidade auxiliando em sua formação. A pesquisa realizada foi qualitativa, com acadêmicos que estudavam em uma IES de âmbito Federal, utilizando a abordagem metodológica da pesquisa (auto)biográfica, com o intuito de dar centralidade às narrativas dos jovens Potiguara, proporcionando uma integração entre sujeitos e pesquisadores. Na análise, a partir de suas narrativas, foi possível o reconhecimento e a identificação de algumas contradições e complementaridades existentes na interseção entre o conhecimento acadêmico e indígena, possibilitando uma formação que abrange o profissional, o pessoal e o cultural. 

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Biografia do Autor

Elaine Freitas de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Pesquisadora da Universidade Federal do Ceará

Jacques Therrien, Universidade Estadual do Ceará

Pesquisador da Universidade Estadual do Ceará

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Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos