A universidade como espaço plural para a formação profissional, pessoal e cultural de jovens potiguara
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-6672.2022v15i43p122-140Palavras-chave:
Universidade, Cultura, Jovens Potiguara, FormaçãoResumo
O artigo sintetiza um estudo crítico cultural que inclui uma pesquisa de campo tendo como objetivo geral perceber a partir da trajetória de vida dos jovens Potiguara, como suas experiências puderam contribuir para o ingresso na universidade auxiliando em sua formação. A pesquisa realizada foi qualitativa, com acadêmicos que estudavam em uma IES de âmbito Federal, utilizando a abordagem metodológica da pesquisa (auto)biográfica, com o intuito de dar centralidade às narrativas dos jovens Potiguara, proporcionando uma integração entre sujeitos e pesquisadores. Na análise, a partir de suas narrativas, foi possível o reconhecimento e a identificação de algumas contradições e complementaridades existentes na interseção entre o conhecimento acadêmico e indígena, possibilitando uma formação que abrange o profissional, o pessoal e o cultural.
Downloads
Metrics
Referências
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand, 1989.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. In: Educação e Pesquisa. v. 32, n. 02, maio/agosto, 2006, p. 359-371.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação: Figuras do indivíduo-projeto. Tradução de Maria da Conceição Passegi, João Gomes da Silva Neto, Luís Passeggi. Natal – RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 36 ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 16ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos. 11ª ed. São Paulo, SP: Paz e Terra. 2006.
HALL. Stuart. A Identidade cultural na pós-modernidade. 11.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
MELLO, Luiz Gonzaga de. Antropologia Cultural: iniciação, teoria e temas. 19. Ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social, teoria, método e criatividade. 28ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
SANTOS, Boaventura de Souza. Pela Mão de Alice – o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 14ª Ed. 2013.
SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas: SP: Autores Associados, 2007.
SHWARTZMAN, Simon; BOMENY, Helena Maria e COSTA, Vanda Maria. Tempos de Capanema. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.