É preciso olhar para as montanhas

entrevista com Lucas Bambozzi sobre cinema, ruínas e mineração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2022v15i45p9-27

Palavras-chave:

Antropoceno, desastre de Mariana, cinema, arte e política

Resumo

Entrevista com o artista multimídia, realizador audiovisual, professor e pesquisador acadêmico Lucas Bambozzi realizada por membros do grupo interdisciplinar e internacional de pesquisadores reunidos em torno da temática do Antropoceno brasileiro. O entrevistado fala de sua mais recente produção audiovisual, o documentário Lavras sobre os atingidos pelos impactos da mineração no Estado de Minas Gerais, refletindo sobre as relações entre o cinema e as ruínas do Antropoceno ou Capitaloceno como ele prefere chamar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosemary Segurado, PUC-SP

Professora da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP e da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. É pesquisadora do NEAMP, possui doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP e pós-doutorado em Comunicação Política pela Universidad Rey Juan Carlos de Madrid. Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9397214841745174.

Aécio Amaral, UFPB

Professor de Sociologia no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Ciências Sociais (1997) e mestre em Sociologia (2000) pela Universidade Federal de Pernambuco, e doutorando em Estudos Culturais pelo Goldsmiths College, Universidade de Londres. É co-coordenador do GETS - Grupo de Estudos em Estética, Técnica e Sociedade e membro do coletivo de pesquisa ARN - Authority Research Network. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1987602031663826.

Leila Dawney, University of Exeter

Atualmente é professora da Universidade de Exeter, trabalhou na Universidade de Brighton, no Departamento de Sociologia da Goldsmiths, Universidade de Londres, e no Departamento de Sociologia da Universidade de Warwick. Possui doutorado em Geografia Cultural na Universidade de Exeter, com bolsa da AHRC. É membro do coletivo de pesquisa Authority Research Network que publicou o livro Power and the Commons: the promise of alternative futures. Página profissional: https://geography.exeter.ac.uk/staff/index.php?web_id=Leila_Dawney.

Natanael de Alencar Santos, PPGS/UFSCar

Doutorando em Sociologia na Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (2018) na Universidade Federal da Paraíba Licenciado em Ciências Sociais (2019) pela mesma universidade. Possui graduação em Comunicação Social pela Faculdade Santo Agostinho de Teresina (2012). É membro do grupo de pesquisa TRAMA - Terra, Trabalho, Migração e Memória (Cnpq). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7528521103315148.

Downloads

Publicado

2023-01-29