Eleições 2006: o discurso do medo e sua variação

Autores

  • Julio Nogueira

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os principais editoriais do jornal O Estado de S.Paulo na Eleição Presidencial de 2006 no Brasil (especificamente o último mês antes do primeiro turno) e identificar neles o “discurso do medo”, recorrente na grande imprensa brasileira em todas as disputas presidenciais das quais Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou. O fato foi constatado em estudo da cientista política brasileira Vera Chaia: “(... ) estratégia política de criar um clima de medo, constante nos pleitos eleitorais, após o período de redemocratização no Brasil, foi utilizada para combater a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva do Partido dos Trabalhadores, desde as eleições diretas de 1989 até as eleições de 2002.” (Chaia, in Rubim, 2002: 29). A opinião do jornal demonstra certa “uniformidade” ao longo dos dias que precederam a primeira votação, quando prevê um cenário negativo para o país com base na hipótese (posteriormente confirmada) de reeleição do então presidente. A análise consiste da leitura e interpretação dos textos, sem outrasfo rmas de investigação. A constatação é a de que a mensagem transmitida (explicitamente ou nas entrelinhas) foi a de uma ameaça de o Brasil continuar nas mãos de um grupo de incompetentes e inescrupulosos (membros do Partido dos Trabalhadores e aliados), capazes de fazer qualquer coisa para manterem-se no poder.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Julio Nogueira

Julio Nogueira é jornalista formado na Universidade Braz Cubas (Mogi das Cruzes), com especialização em Jornalismo Político pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em parceria com outras duas jornalistas, é autor do livro-reportagme Filhos da Rua: um breve relato sobre a vida de crianças e adolescentes do centro de São Paulo (Fiuza, 2001).

Downloads

Como Citar

Nogueira, J. (2011). Eleições 2006: o discurso do medo e sua variação. Aurora. Revista De Arte, Mídia E Política, (3), 86–102. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/6375

Edição

Seção

Artigos