Eleições 2006: o discurso do medo e sua variação
Resumen
Este artigo tem por objetivo analisar os principais editoriais do jornal O Estado de S.Paulo na Eleição Presidencial de 2006 no Brasil (especificamente o último mês antes do primeiro turno) e identificar neles o “discurso do medo”, recorrente na grande imprensa brasileira em todas as disputas presidenciais das quais Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou. O fato foi constatado em estudo da cientista política brasileira Vera Chaia: “(... ) estratégia política de criar um clima de medo, constante nos pleitos eleitorais, após o período de redemocratização no Brasil, foi utilizada para combater a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva do Partido dos Trabalhadores, desde as eleições diretas de 1989 até as eleições de 2002.” (Chaia, in Rubim, 2002: 29). A opinião do jornal demonstra certa “uniformidade” ao longo dos dias que precederam a primeira votação, quando prevê um cenário negativo para o país com base na hipótese (posteriormente confirmada) de reeleição do então presidente. A análise consiste da leitura e interpretação dos textos, sem outrasfo rmas de investigação. A constatação é a de que a mensagem transmitida (explicitamente ou nas entrelinhas) foi a de uma ameaça de o Brasil continuar nas mãos de um grupo de incompetentes e inescrupulosos (membros do Partido dos Trabalhadores e aliados), capazes de fazer qualquer coisa para manterem-se no poder.Métricas
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Cómo citar
Nogueira, J. (2011). Eleições 2006: o discurso do medo e sua variação. Aurora. Revista De Arte, Medios Y Política., (3), 86–102. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/6375
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