Política e memes: uma análise da ressignificação de Barbie (2023) por personalidades políticas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-6672.2024v17i49p174-199Palavras-chave:
Comunicação política, Circulação, Memes, BarbieResumo
O objetivo deste artigo é mapear a utilização dos memes de Barbie (2023) por personalidades políticas brasileiras. Seu aporte teórico é constituído por discussões acerca da comunicação e marketing político (Tesseroli; Panke, 2021), dos memes (Chagas, 2018) e da circulação como fluxo adiante (Braga, 2012; 2017). Após a análise de publicações feitas por seis políticas brasileiras no Instagram, chegou-se a três categorias de postagens relacionadas ao filme: uso da cor rosa; crítica feminista; e crítica política. A partir delas, percebe-se a expressiva circulação de matérias significantes (Verón, 2004) relativas ao filme, a ponto de atingir o campo político – cuja simbólica foi, no decorrer da história, predominantemente formal (Rodrigues, 2000). Ao mesmo tempo, o mapeamento evidencia as transformações pelas quais a comunicação política passa, ao experimentar e potencializar a utilização de memes.
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