Política e memes: uma análise da ressignificação de Barbie (2023) por personalidades políticas brasileiras

Autores

  • Márcia Zanin Feliciani Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Viviane Borelli Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) http://orcid.org/0000-0003-0643-2173

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2024v17i49p174-199

Palavras-chave:

Comunicação política, Circulação, Memes, Barbie

Resumo

O objetivo deste artigo é mapear a utilização dos memes de Barbie (2023) por personalidades políticas brasileiras. Seu aporte teórico é constituído por discussões acerca da comunicação e marketing político (Tesseroli; Panke, 2021), dos memes (Chagas, 2018) e da circulação como fluxo adiante (Braga, 2012; 2017). Após a análise de publicações feitas por seis políticas brasileiras no Instagram, chegou-se a três categorias de postagens relacionadas ao filme: uso da cor rosa; crítica feminista; e crítica política. A partir delas, percebe-se a expressiva circulação de matérias significantes (Verón, 2004) relativas ao filme, a ponto de atingir o campo político – cuja simbólica foi, no decorrer da história, predominantemente formal (Rodrigues, 2000). Ao mesmo tempo, o mapeamento evidencia as transformações pelas quais a comunicação política passa, ao experimentar e potencializar a utilização de memes.

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Biografia do Autor

Viviane Borelli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Viviane Borelli é docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), líder do Grupo de Pesquisa Circulação Midiática e Estratégias Comunicacionais (Cimid/UFSM) e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

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Publicado

2024-08-30