1989: A estrela pop como cabo eleitoral
Abstract
Esse estudo foi realizado com o objetivo de analisar a participação de artistas e personalidades como cabos eleitorais na campanha presidencial de 1989. Foram estudadas somente as campanhas dos candidatos que disputaram o segundo turno, Fernando Collor de Mello e Luiz Inácio Lula da Silva. Uma revisão bibliográfica ajudou na coleta do material sobre o surgimento das “estrelas pop” em uma sociedade de massa e como a classe artística no Brasil possui um histórico de engajamento político. Foram consultadas também obras de outros autores sobre a campanha à Presidência da República. Utilizamos o jornal Folha de S.Paulo para a coleta de informações sobre as adesões de artistas às campanhas eleitorais. Com base nas informações encontradas, concluímos que as personalidades são utilizadas pelo marketing político no fortalecimento da imagem do candidato na mídia e no imaginário do eleitorado, dando maior visibilidade e credibilidade ao pleiteante. Contudo o apoio da “estrela pop” não é decisivo para o sucesso de uma campanha.Metrics
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How to Cite
Nobeschi, A. (2011). 1989: A estrela pop como cabo eleitoral. Aurora. Journal of Art, Media and Politics., (2), 33–49. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/6355
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Artigos








