Sobre la revista

A Aurora é uma revista científica quadrimestral, digital e de acesso aberto, com o ISSN 1982-6672 e classificação B1. A revista é avaliada por pares e tem como objetivo difundir a produção acadêmica de estudiosos das Ciências Sociais que se dedicam a análises teóricas e/ou empíricas sobre as intersecções entre a arte, a mídia e os fatos e fenômenos sociopolíticos.

A publicação foi criada em 2007 pelo Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP), da PUC-SP, que segue responsável por sua organização e edição, por meio da colaboração de diversos pesquisadores.

 

1. Política Editorial

1.1. A Aurora - Revista de Arte, Mídia e Política é um periódico digital quadrimestral destinado à publicação de artigos inéditos na área das Ciências Sociais dedicados à abordagem teórica e/ou empírica de temas e objetos relacionados, sobretudo, às artes, à mídia e à política. Como periódico acadêmico, aceita, principalmente, a submissão de produção textual resultante de pesquisa científica e, esporadicamente, a depender de chamadas - call for papers - e/ou convites, artigos voltados para reflexões teóricas ou analíticas específicas.

1.2. O escopo da revista é voltado principalmente para a Sociologia e a Ciência Política. No entanto, há espaço para a interdisciplinaridade dessas áreas com a Antropologia, a História, a Educação, as Artes, a Comunicação e as Letras.

1.3. Em fluxo contínuo, a revista aceita produção textual resultante de resenhas de publicações relacionadas à sua área de concentração, desde que abordem livros publicados e/ou traduzidos há, no máximo, seis meses da submissão do texto.

1.4. Eventualmente, a revista publica entrevistas realizadas com personalidades relacionadas à sua área de concentração. No entanto, as entrevistas não serão, em nenhuma hipótese, resultado de submissão externa, mas sim de atividade da equipe editorial ou de equipe convidada pelos editores.

1.5. A revista não publica traduções, notas de pesquisa, relatos de caso e ensaios bibliográficos.

1.6. Apenas são aceitos artigos inéditos submetidos exclusivamente ao periódico. Isso implica que o texto submetido à revista Aurora não tenha sido publicado anteriormente e que ele não tenha sido submetido ou enviado simultaneamente a outro periódico nacional ou internacional.

1.7. Os artigos podem ser submetidos em português, espanhol e inglês. Caberá aos Editores e à Comissão Editorial decidir em qual ou quais idiomas o artigo - se aceito - será publicado.

1.8. A seleção dos textos a serem publicados na Revista Aurora é baseada no reconhecido mérito, qualidade e relevância, avaliados por pares. A publicação do artigo dependerá da aprovação dos editores na primeira rodada, que checam os aspectos temáticos (itens 1.1 e 1.2) e os aspectos formais de acordo com as normas de submissão. Caso o artigo seja indeferido nessa etapa, o autor principal receberá uma justificativa dos editores. Se aprovado, o artigo será enviado para avaliação cega por dois avaliadores externos. Na terceira e última rodada, os editores, o comitê editorial ou os editores do número (em casos de números especiais ou dossiês) tomarão a decisão final sobre a publicação, podendo sugerir aos autores modificações e/ou adequações julgadas necessárias, e decidirão em qual volume e número o texto será publicado.

1.9. O prazo para a primeira rodada é de 60 dias; para a segunda rodada, 180 dias; e para a terceira rodada, 90 dias. Assim, um artigo pode levar pouco mais de 11 meses para ser avaliado em todas as etapas.

1.10. Cada autor só poderá encaminhar uma submissão por vez à revista. Não serão aceitas submissões simultâneas, e o autor deverá aguardar a resposta definitiva em relação a um artigo antes de realizar uma nova submissão.

1.11. A Revista Aurora publicará apenas um artigo por volume (composto por três números quadrimestrais) por autor. Se um autor tiver seu artigo aprovado, deverá aguardar três números para realizar uma nova submissão ou levar em consideração esse intervalo desde a primeira rodada de avaliação.

1.12. Durante as três rodadas de avaliação, a revista utilizará buscadores de internet e outros softwares para verificar a possibilidade de plágio ou autoplágio por parte dos autores. Em caso de confirmação, a revista não publicará o texto, e o autor ficará impedido de realizar novas submissões.

1.13. Os dados pessoais fornecidos pelos autores à revista, como endereços de e-mails pessoais, serão utilizados apenas durante o processo de avaliação e edição e não serão divulgados pelo periódico.

1.14. Não serão cobradas taxas ou encargos aos autores para a submissão, avaliação e publicação do texto.

1.15. Todas as ideias expressas nos artigos publicados são de inteira responsabilidade do autor e não representam a opinião ou concordância de quaisquer membros da equipe editorial da revista, como conselheiros, editores, avaliadores ou integrantes do comitê editorial.

1.16. Ao submeter um artigo à Revista Aurora, o autor concorda com a disponibilização pública de seu texto e não poderá requerer nenhum tipo de contrapartida. No entanto, os autores com artigos aceitos para publicação permanecem com os direitos do texto.

 

2. Condições para submissão

2.1. O artigo deve ser original e inédito, não tendo sido submetido nem estando em avaliação em nenhum outro periódico nacional ou internacional.

2.2. O artigo deve seguir todos os itens da política editorial (itens 1.1 a 1.16), bem como todos os padrões técnicos e de formatação descritos nas normas de submissão (Item 3).

2.3. A submissão deve ser feita exclusivamente por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), plataforma utilizada pela Revista Aurora, por meio do endereço eletrônico https://revistas.pucsp.br/aurora/user/register.

2.4. O artigo deve ser submetido seguindo os procedimentos que assegurem a Avaliação Cega pelos Pares. Isso significa que a identidade dos autores não deve ser revelada aos avaliadores em nenhum momento durante o processo. Da mesma forma, a identidade dos avaliadores também será mantida em sigilo. Portanto, é importante que todos os envolvidos no processo de submissão e avaliação tomem as seguintes precauções:

  • Os autores devem excluir seus próprios nomes do texto, substituindo-os pela palavra "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, a fim de evitar autocitações que possam revelar a autoria do texto.
  • Nos documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), começando em Arquivo, no menu principal, e seguindo as etapas: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

 

3. Políticas de Seção

Coluna

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Poesia

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Imagens

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Errata

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

 

4. Ética e Integridade na Prática Científica*

4.1. Editores

4.1.1. Decisão de Publicação: Os editores são responsáveis por decidir quais artigos submetidos à revista devem ser publicados, seguindo as políticas estabelecidas pelo Comitê Científico, Conselho Editorial e Editoria da Aurora. Essas políticas devem estar em conformidade com as leis atuais de difamação, violação de direitos autorais e plágio. Os editores podem consultar o Comitê Científico e o Conselho Editorial para auxiliar na tomada de decisões.

4.1.2. Transparência e Respeito: Os manuscritos submetidos à revista são avaliados exclusivamente pelo critério científico e qualidade acadêmica do texto, sem considerar quaisquer outros aspectos.

4.1.3. Confidencialidade: Nenhuma informação sobre o manuscrito submetido é divulgada, exceto para os pareceristas e, em casos específicos, para os conselheiros e membros do comitê editorial para consulta sobre a decisão editorial.

4.1.4. Divulgação e Conflitos de Interesse: Materiais inéditos do manuscrito não são divulgados sem o consentimento expresso e por escrito dos autores. Não serão avaliados manuscritos em que haja conflitos de interesse relacionados a questões competitivas, colaborativas ou a outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições associadas aos manuscritos.

4.1.5. Envolvimento e Cooperação em Investigação: A revista tomará as medidas necessárias quando forem apresentadas reclamações éticas sobre um manuscrito submetido ou um artigo publicado.

4.2. Pareceristas

4.2.1. Contribuição para as decisões editoriais: A revisão dos pareceristas é fundamental para auxiliar o editor na tomada de decisões editoriais. Por meio das comunicações com o autor, os pareceristas também podem ajudar a melhorar um artigo.

4.2.2. Pontualidade: Caso um avaliador de artigo não se sinta qualificado para analisar o artigo ou saiba que não poderá ler o artigo imediatamente, é importante que notifique o editor imediatamente.

4.2.3. Confidencialidade: Os trabalhos recebidos para análise devem ser tratados como documentos confidenciais e não devem ser mostrados ou discutidos com outras pessoas.

4.2.4. Padrões de objetividade: Os pareceres devem ser conduzidos de forma objetiva, e os pareceristas devem expressar seus pontos de vista de maneira clara e baseados em argumentos. Os pareceristas também devem identificar trabalhos publicados relevantes que não foram citados pelos autores e chamar a atenção do editor sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro artigo publicado que tenham conhecimento pessoal.

4.2.5. Divulgação e conflitos de interesse: As informações ou ideias obtidas pelo parecerista por meio da leitura dos manuscritos devem ser mantidas em sigilo e não devem ser utilizadas para proveito pessoal. Além disso, o parecerista não deve avaliar manuscritos em que haja conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.

4.3. Autores

4.3.1. Normas gerais: Os autores de trabalhos que descrevem pesquisas originais devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado e uma discussão objetiva sobre seu significado. Os dados complementares devem ser apresentados com precisão no artigo. O documento deve conter detalhes suficientes e referências que permitam a replicação do trabalho por outros. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas são comportamentos antiéticos e inaceitáveis.

4.3.2. Originalidade e plágio: Os autores devem garantir que as obras são inteiramente originais e que, se utilizam o trabalho ou textos de outros autores, estes sejam devidamente citados. O plágio em todas as suas formas é um comportamento editorial antiético e inaceitável.

4.3.3. Publicação múltipla, redundante e simultânea: Um autor não deve publicar manuscritos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa em mais de um periódico. Enviar o mesmo manuscrito para mais de uma revista ao mesmo tempo e/ou publicar o mesmo artigo em mais de um periódico é um comportamento editorial antiético e inaceitável. Sobre as fontes, o trabalho de outros autores deve sempre ser reconhecido. Os autores devem citar as publicações que foram importantes para a determinação da natureza do trabalho relatado. As informações obtidas em particular, como em uma conversa, correspondência ou discussão com terceiros, não devem ser utilizadas ou relatadas sem a permissão explícita por escrito da fonte. As informações obtidas por meio de serviços confidenciais, tais como arbitragem, manuscritos ou pedidos de bolsas, não devem ser utilizadas sem a permissão explícita por escrito do autor do trabalho envolvido nesses serviços.

4.3.4. Autoria: Os autores devem assegurar que o trabalho submetido não contenha questões difamatórias. A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se de que todos os coautores tenham visto e aprovado a versão final do manuscrito e concordado com sua submissão para publicação.

4.3.5. Direitos autorais: Os autores devem assegurar que o trabalho submetido não contenha questões que violem os direitos autorais de terceiros.

4.3.6. Divulgação e conflitos de interesses: Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas, assim como qualquer conflito financeiro ou de outra natureza que possa influenciar os resultados ou a interpretação do manuscrito. Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado, deve informar imediatamente os editores da revista e cooperar para corrigir o artigo.

4.4. Editoria

4.4.1. Decisão Editorial: A editoria assegura que a publicidade ou qualquer outra fonte de receita comercial não influencie as decisões editoriais.

4.4.2. Avaliação Duplo-Cega: Os artigos são avaliados por pesquisadores doutores em um processo duplo-cego, garantindo que os avaliadores não saibam quem é o autor e vice-versa. Isso assegura a imparcialidade da avaliação e a qualidade da publicação científica.

4.4.3. Direitos Autorais: A revista não dispõe de recursos para pagamento de direitos autorais.

4.4.4. Isenção de Taxas: A revista não cobra taxas de submissão, publicação ou qualquer outra taxa para seus processos.

4.4.5. Acesso aberto: A revista participa da rede mundial de periódicos de acesso aberto, que disponibiliza online e sem limitações os resultados de investigações científicas.

* Baseado nas recomendações da Elsevier e no Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics – COPE.

 

5. Política de Acesso Livre

Esta revista adota uma política de acesso livre, garantindo que o seu conteúdo esteja disponível de forma imediata e gratuita para todos. Essa prática segue o princípio de democratização mundial do conhecimento, que defende a disponibilização ampla e irrestrita do conhecimento científico para o público em geral.

 

6. Arquivamento

Para garantir a preservação e restauração do conteúdo da revista, utilizamos o sistema LOCKSS. Esse sistema cria um arquivo distribuído entre bibliotecas participantes, permitindo que cada uma crie um arquivo permanente da revista. Dessa forma, é possível garantir a disponibilidade contínua do conteúdo, mesmo em casos de falhas tecnológicas ou outras eventualidades. Saiba mais...