Noções do virtual: uma chave de leitura para o ciberespaço e a cibercultura

Autores/as

  • Gustavo Souza Santos Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc
  • Stella Mendonça Siqueira Faculdade de Tecnologia de Ourinhos - FATEC/Ourinhos
  • Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte
  • Josiane Santos Brant Rocha Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Palabras clave:

Virtual, Cibercultura, Ciberespaço

Resumen

Este artigo tem por objetivo examinar as noções terminológicas e representativas do virtual para uma leitura de sua dimensão em interface com os estudos sobre ciberespaço e cibercultura. Através da leitura e análise de teóricos e teorias, pretendeu-se erigir um panorama sobre o virtual e sua articulação com os fenômenos imbricados no terreno da cibercultura. Sustenta-se que o virtual é a chave de leitura e o principal atributo do ciberespaço e sua dimensão, e sua noção oferece uma importância capital na compreensão dos processos e fenômenos atrelados ao despontar das tecnologias da informação e comunicação, da cibercultura e os desdobramentos desses eventos que não se limitam a uma repercussão puramente técnica, mas oferecem subsídios intensos de rotas filosóficas, sociológicas e comunicacionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Gustavo Souza Santos, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc

Mestrando em Geografia (Unimontes). Especialista em Docência do Ensino Superior (UCAM) e em Design Instrucional (Facel). Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (FIPMoc). Docente das FIPMoc, pesquisador e designer instrucional (CEAD/Unimontes).

Stella Mendonça Siqueira, Faculdade de Tecnologia de Ourinhos - FATEC/Ourinhos

Especialista em Comunicação e Mídias Digitais pela Faculdade Estácio de Sá. Graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de Ourinhos - FATEC/Ourinhos

Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis, Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte

Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros. Docente nas Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte. Pesquisadora no Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros – CEAD/Unimontes.

Josiane Santos Brant Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília – UnB. Docente na Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes e Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc. Pesquisadora no Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros – CEAD/Unimontes.

Publicado

2015-09-22

Número

Sección

Artigos