Ciberativismo e movimentos sociais: mapeando discussões

Autores

  • Lívia Moreira de Alcântara Instituto de Estudos Sociais e Políticos, IESP/UERJ

Palavras-chave:

Ciberativismo. Sociologia dos Movimentos Sociais. Internet. Movimentos sociais. NTICs.

Resumo

O ciberativismo é um tema que vem sendo trabalhado em diversas disciplinas a partir de diferentes perspectivas teóricas, que nem sempre dialogam entre si. Muitas abordagens tendem a trata-lo a partir do “prisma da novidade”, perdendo de vista seus antecedentes. Diante deste panorama, este artigo propõe mapear algumas discussões sobre o ciberativismo buscando: apontar suas raízes culturais e políticas e situá-lo dentro do processo de desenvolvimento da internet; resgatar alguns eventos marcantes em seu histórico e evidenciar as inovações teóricas e conceituais que emergiram a partir de cada um deles; mapear encontros e desencontros entre os debates sobre o ciberativismo e a Sociologia Movimentos Sociais, destacando algumas possibilidades de diálogo entre estes dois campos.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lívia Moreira de Alcântara, Instituto de Estudos Sociais e Políticos, IESP/UERJ

Doutoranda em sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia, do Instituto de Estudos Políticos e Sociais (IESP/UERJ).

Downloads

Publicado

2016-01-05

Como Citar

Alcântara, L. M. de. (2016). Ciberativismo e movimentos sociais: mapeando discussões. Aurora. Revista De Arte, Mídia E Política, 8(23), 73–97. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/22474

Edição

Seção

Artigos