Considerações sobre a autenticidade: o caso das ações coletivas em artes

Autores

  • Camila Damico Medina Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Coletivos Artísticos. Autenticidade. Autoria. Autonomia da arte.

Resumo

A partir da observação sobre a história de disputas constituintes da autonomia da arte enquanto campo, este artigo analisa o processo de visibilidade do coletivo carioca Filé de Peixe como artístico e de percepção de suas ações coletivas como práticas artísticas ao longo de sua trajetória. Portanto, como o coletivo ocupa a autoridade própria de um artista sobre a sua obra ao passo que também procura descontruir esta imagem. Desse modo, é visado compreender as transformações em negociação sobre convenções artísticas, em especial sobre autenticidade e autoria na obra de arte.

Biografia do Autor

Camila Damico Medina, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrado em andamento no programa de pós-graduação em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, linha Tecnologias da Comunicação e Estéticas. Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense, tendo complementado sua formação em Filosofia da Arte (Philosophie) na Université Paris-VIII, França. Principais interesses de pesquisa em: arte virtual; interatividade; modos de atenção do público na arte contemporânea.

Downloads

Publicado

2017-08-06

Como Citar

Medina, C. D. (2017). Considerações sobre a autenticidade: o caso das ações coletivas em artes. Aurora. Revista De Arte, Mídia E Política, 10(28), 37–55. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/32241