Nuno Ramos e a dimensão crítica da arte na pós-modernidade

Autores/as

  • Marcel Morelli Meira

Palabras clave:

Arte. Vanguarda. Arte Contemporânea. Pós-modernidade

Resumen

Este trabalho busca examinar a dimensão crítica que caracteriza a produção artística de Nuno Ramos. Aponta como traço distintivo de sua obra a utilização de diferentes materiais e linguagens artísticas para abordar temas e questões sociopolíticas. O surgimento do artista como pintor, em meados dos anos 1980, coincide com o período do fim das vanguardas artísticas, caracterizado pela perda da capacidade transformadora da arte. Contudo, pretende-se demonstrar que a obra do artista nega a condição imagética atribuída à arte depois das vanguardas, revelando um potencial crítico no interior da própria pós-modernidade.

Biografía del autor/a

Marcel Morelli Meira

Possui Graduação em Ciências Sociais pela UEL-PR (2004), Mestrado em Ciências Sociais pela UEL-PR (2009), Doutor em Filosofia pela USP (2014), e Pós-doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP.

Publicado

2018-11-12

Cómo citar

Meira, M. M. (2018). Nuno Ramos e a dimensão crítica da arte na pós-modernidade. Aurora. Revista De Arte, Medios Y Política., 11(32), 81–94. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/35903