De outubros não encenados

Autores/as

  • Mauro Luiz Rovai UNIFESP

Palabras clave:

Sergei Eisenstein e Dziga Vertov, O homem com a câmera, cinema

Resumen

A proposta deste texto é abordar a relação cinema e sociedade tendo como ponto de partida alguns escritos de Sergei Eisenstein e Dziga Vertov, bem como um pequeno trecho dos filmes O Encouraçado Potemkin (1925) e O homem com a câmera (1929). A idéia central é realizar um pequeno exercício acerca do trabalho de ambos, pois, a despeito de terem vivido, produzido e militado política e artisticamente na mesma época, por uma causa comum, ambos articularam modos distintos de lidar com as possibilidades que acreditavam revolucionárias no campo do cinema.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Mauro Luiz Rovai, UNIFESP

Doutor em Sociologia – USP. Professor de Sociologia da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo – Campus Guarulhos. É autor dos livros Os saberes de si (São Paulo, Annablume-Fapesp, 2001) e Imagem, tempo e movimento (São Paulo, Humanitas -USP-Fapesp, 2005). Endereço eletrônico: mauro.rovai@unifesp.br.

Cómo citar

Rovai, M. L. (2010). De outubros não encenados. Aurora. Revista De Arte, Medios Y Política., (5). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/4535

Número

Sección

Artigos