Os papéis do Inglês, de Ruy Duarte de Carvalho, e a desconstrução do romance de aventura

Autores/as

  • Marcia Iwai PUCSP

Palabras clave:

Os papéis do inglês, Ruy Duarte de Carvalho, The Lost World, Arthur Conan Doyle, romance de aventura, literatura pós-colonial, literatura colonial.

Resumen

Neste artigo, pretendo discutir brevemente alguns aspectos da literatura pós-colonial, tendo como base o romance Os papéis do inglês (2000), do angolano Ruy Duarte de Carvalho. Por meio da comparação deste romance com o romance de aventuras The lost world (1912), de Sir Arthur Conan Doyle, desejo discutir como esse romance angolano desconstrói o gênero romance de aventuras. Levando-se em consideração que esse gênero romance de aventuras está, a meu ver, relacionado ao sistema colonial do século XIX, Os papéis do inglês, ao desconstruir o gênero, acaba também por questionar esse sistema colonial. E mais ainda, faz uma reflexão, por meio da literatura, sobre as identidades num país recentemente independente como Angola.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Marcia Iwai, PUCSP

Mestre em Ciências Sociais pela PUCsp

Cómo citar

Iwai, M. (2010). Os papéis do Inglês, de Ruy Duarte de Carvalho, e a desconstrução do romance de aventura. Aurora. Revista De Arte, Medios Y Política., (6). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/4172

Número

Sección

Artigos