Jingles Políticos: estratégia, cultura e memória nas eleições brasileiras

Autores/as

  • Luiz Claudio Lourenço UNI-BH

Palabras clave:

jingles, eleições, brasil

Resumen

Neste artigo será discutida, a definição de jingle político-eleitoral e resgatada a história inicial desta peça de campanha em nosso país. As relações entre música e política no Brasil são mais antigas que a própria república e se já aparecem na composição de nosso primeiro hino nacional, hoje hino da independência, na pareceria Evaristo da Veiga e D. Pedro I. Esta relação, política e música, passou pela música de escárnio e a paródia política que foram as raízes dos jingles políticos-eleitorais que perduram até hoje. Tratamos aqui de rever partes importantes deste trajeto e também analisar uma amostra de 211 jingles, das eleições 2006, mapeando e discutindo suas principais características privilegiando os aspectos musicais e retóricos persuasivos.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Luiz Claudio Lourenço, UNI-BH

Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ, Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Interfaces Sociais da Comunicação e Professor do Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH.

Cómo citar

Lourenço, L. C. (2010). Jingles Políticos: estratégia, cultura e memória nas eleições brasileiras. Aurora. Revista De Arte, Medios Y Política., (4). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/4576

Número

Sección

Artigos