Representação e posicionamento midiático

uma análise da política externa de Dilma Rousseff (2011-2014) aos olhos da grande mídia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2022v15i43p103-121

Palavras-chave:

Política Externa, Meio de Comunicação, Agenda Setting

Resumo

O presente artigo analisa em perspectiva histórica como os principais veículos de mídia, aqui selecionados dois dos três maiores jornais de circulação nacional, trataram a política externa do primeiro governo Dilma Rousseff (2011- 2014). Discute-se o papel da mídia na representação e no tratamento dos assuntos de política externa. Objetiva-se entender como a mídia mobiliza todo seu aparato de comunicação, mormente sua capacidade de agendamento e enquadramento a fim de reproduzir suas visões dos fatos, ainda que tenha limitada capacidade de definição da agenda de política externa no Brasil. A análise mostra que a grande mídia adotou um papel ativo de crítica à condução da política externa brasileira por Rousseff.

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Biografia do Autor

Leandro Carlos Dias Conde, Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).

Doutorando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). É pesquisador do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO, antena Rio de Janeiro).

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Publicado

2022-07-01

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Artigos