Emendar, substituir e cortar
Tradução da carta de Antônio Gonçalves Dias à Dom Pedro II
DOI:
https://doi.org/10.23925/2675-8253.2021v2n2T1Palavras-chave:
Gonçalves Dias, Romantismo, Pedro II, Carta, Anos 1800Resumo
O proeminente autor romântico brasileiro Antônio Gonçalves Dias (1823-1864) visitou a Europa de 1854 a 1858, em missão acadêmica oficial em nome do governo brasileiro e do imperador Pedro II, a quem esta carta é endereçada. O imperador foi o responsável por reunir um grupo de intelectuais do Instituto Geográfico Histórico Brasileiro. Gonçalves Dias foi para a Alemanha em 1856 e conheceu em Leipzig, em 1857, o editor e livreiro Brockhaus, que editou três livros seus: Cantos, Os Timbiras e o dicionário tupi-português, citado nesta carta. A importância deste documento reside não apenas no fato de ser uma correspondência entre duas personalidades brasileiras de grande destaque do século XIX, mas também em sua importância na história da prática acadêmica no Brasil e sua relação com a Europa Continental. É importante destacar que Gonçalves Dias não foi apenas autor de poemas e peças de teatro, mas também advogado, linguista e etnógrafo. O conteúdo desta carta também pode ser de grande interesse para os tupinologistas, visto que essa disciplina era muito apreciada no Brasil na época, em grande parte devido aos românticos brasileiros. O texto original da carta utilizada nesta tradução foi retirado dos registros do Instituto Moreira Salles, que por sua vez retirou-o dos Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
Referências
Anais da Biblioteca Nacional: correspondência ativa de Gonçalves Dias. Rio de Janeiro: Divisão de Publicações e Divulgação da Biblioteca Nacional, 1972, pp. 211-213. https://www.correioims.com.br/carta/emendar-substituir-e-cortar/ (accessed in February 27th, 2021).
DIAS, Antônio Gonçalves. Diccionario da Lingua Tupy chamada Lingua Geral dos Indigenas do Brazil. Leipzig, Brockhaus, 1858.
DIAS, Antônio Gonçalves. Os Tymbiras: poema americano, Leipzig, Brockhaus, 1857.
DIAS, Antônio Gonçalves. Cantos: collecção de poezias, 2a ed. Leipzig, Brockhaus, 1857.
LEAL, Antônio Henriques (org.). Obras posthumas de A. Gonçalves Dias, 6 Vls., São Luís, B. de Matos, 1868.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Avesso: Pensamento, Memória e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.