FILHA DA MARQUESINHA DE LA SIERPE: O CASO AÍDA CURI E A MÍDIA IMPRESSA DO FINAL DOS ANOS 1950

Autores/as

  • Micheliny Verunschk

Palabras clave:

Comunicação, Devoção Popular, Prática do Sagrado, Cultura Mista, Jornal Impresso

Resumen

O assassinato da jovem Aída Curi no Rio de Janeiro, no final dos anos 1950, ganhou destaque na imprensa da época que, por meio de reportagens, artigos e fotonovelas, se empenhou numa espécie de santificação da personagem, agregando sua figura à da santa
católica italiana Maria Goretti. Fundamentado em teóricos como Jesús Martín-Barbero, René Girard e Marlyse Meyer, este artigo analisa a “indústria de narrativas”, as relações entre potencial de sacrificialidade, assassinato e consagração e, ainda, aspectos de folhetinização da
vida, delimitando o papel e alcance da mídia na instituição de devoções populares não canônicas.

Publicado

2016-11-16

Número

Sección

Mídia impressa e cultura popular