APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL DO EGRESSO DE BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Ana Maria Heinrichs Maciel Universidade Federal de Santa Maria
  • Taiane Keila Matheis Universidade Federal de Santa Maria- UFSM
  • Tamara Otilia Rosenblum Universidade Federal de Santa Maria- UFSM https://orcid.org/0000-0002-4782-0976
  • Estela Maris Giordani Universidade Federal de Santa Maria- UFSM https://orcid.org/0000-0002-7907-6125

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Perfil do Egresso, Administração;

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem no Brasil e a formação dos egressos e profssionias sofre influência das abordagens metodológicas utilizadas na aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi realizar uma análise da aprendizagem significativa e a sua relação para alcançar o perfil desejado do egresso do curso de bacharelado em administração. Como método de pesquisa realizou-se uma revisão da literatura clássica e contemporânea. Foram mapeadas competências nos perfis de egressos de três cursos de administração e um comparativo destas ao método tradicional e da aprendizagem significativa. Demonstrou-se a pertinência da aprendizagem significativa e das metodologias ativas no desenvolvimento do perfil do egresso.

Biografia do Autor

Ana Maria Heinrichs Maciel, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Palmeira das Missões, RS, Brasil. Mestranda em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria, RS, Brasil.

Taiane Keila Matheis, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Mestranda Programa de Pós Graduação em Administração Pública-UFSM

Tamara Otilia Rosenblum, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Especialista em Finanças e Controladoria pela Universidade Ritter dos Reis (Uniritter), em Porto Alegre, RS, Brasil. Bacharel em Administração pela Universidade Ritter dos Reis (Uniritter), em Canoas, RS, Brasil. Mestranda em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria, RS, Brasil.

Estela Maris Giordani, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora na Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2023-10-02