APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL DO EGRESSO DE BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO
Keywords:
Aprendizagem Significativa, Perfil do Egresso, Administração;Abstract
O processo de ensino-aprendizagem no Brasil e a formação dos egressos e profssionias sofre influência das abordagens metodológicas utilizadas na aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi realizar uma análise da aprendizagem significativa e a sua relação para alcançar o perfil desejado do egresso do curso de bacharelado em administração. Como método de pesquisa realizou-se uma revisão da literatura clássica e contemporânea. Foram mapeadas competências nos perfis de egressos de três cursos de administração e um comparativo destas ao método tradicional e da aprendizagem significativa. Demonstrou-se a pertinência da aprendizagem significativa e das metodologias ativas no desenvolvimento do perfil do egresso.
References
AGRA, G., FORMIGA, N. S., OLIVEIRA, P. S. D., COSTA, M. M. L., FERNANDES, M. D. G. M.; NÓBREGA, M. M. L. D. Análise do conceito de Aprendizagem Significativa à luz da Teoria de Ausubel. Revista Brasileira de Enfermagem, v.72, p. 248-255, 2019.
ALMEIDA, A. C. P. F. DE , QUINTAS, H. L.; GONÇALVES, T. I. C. Estudantes não-tradicionais no ensino superior: barreiras à aprendizagem e na inserção profissional. Laplage em Revista, v.2, n.1, p. 97-111, 2016.
ANASTASIOU, L. D. G. C. Profissionalização continuada do docente da educação superior: desafios e possibilidades. Olhar de Professor, V.8, n.1, 2009.
AUSUBEL, D. P. The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. Springer Science & Business Media, 2012.
BESSA, V. H. Teorias da Aprendizagem. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2008. 204 p. Recuperado de: http://files.psicologandoja.webnode.com.br/200000064-e4114e50b2/teorias_da_aprendizagem_online.pdf
BLANKLEY, A. I.; KERR, D.; WIGGINS, C. E. (). The state of accounting education in business schools: An examination and analysis of active learning techniques. In: Advances in Accounting Education: Teaching and Curriculum Innovations. Emerald Publishing Limited, 2017.
COIMBRA, C. L. Revolucionando a Sala de Aula: como envolver o estudante aplicando técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. (Cap.1, pp.1-13). São Paulo: Atlas, 2017.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. Educar pela pesquisa, [s. l.], p. 148–148, 2011
DIAS, T. L.; ENUMO, S. R. F. Criatividade em crianças com dificuldade de aprendizagem: avaliação e intervenção através de procedimentos tradicional e assistido. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v.22, n.1, p.69-78, 2006.
DIESEL, A., BALDEZ, A. L. S., & MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v.14, n.1, p. 268-288, 2017.
FRASSON, F.; LABURÚ, C. E.; de FREITAS ZOMPERO, A. Aprendizagem significativa conceitual, procedimental e atitudinal: Uma releitura da Teoria Ausubeliana. Revista Contexto & Educação, v.34, n.108, p. 303-318, 2019.
FINK, L. D. A self-directed guide to designing courses for significant learning. University of Oklahoma. San Francisco, v. 27, n.11, p.1-33, fev., 2003.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. São Paulo, Editora Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da informação,v. 6, n.1, p. 57-73, 2019.
GIL, A. C. Metodologia do ensino superior. 5. ed. São Paulo : Atlas.
GOMES, A.P. (Trans) Formação da educação médica: é possível mudar o perfil do egresso com base em modificações no método de ensino-aprendizagem? Tese de doutorado em Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
KRUGER, S. D.; MAZZIONI, S.; RESENDE, A.; GUBIANI, C. A.; ZANIN, A. O perfil desejado do egresso dos cursos de ciências contábeis das universidades de Santa Catarina. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v.12, n.34, p. 40-52, 2013.
LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 2006.
LEMOS, E.S. A Aprendizagem significativa: estratégias facilitadoras e avaliação. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review , v.1,n.1, p. 25-35, 2011.
MACHADO, L. B., LOPES, I. O.; BÁRBARO, R. A.; DE SOUZA, K. F. S., WINGERT, I. C.; LUFT, J. F. Metodologias ativas associadas ao uso de tecnologias o âmbito educacional: produções científicas de enfermagem uma revisão integrativa de literatura. Educação & Linguagem, v.21, n.2, p.59-82, 2018.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. Atualização da edição João Bosco Medeiros - 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
MASSETO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. 2. Ed. São Paulo: Summus, 2012.
MAZZIONI, S. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo-ReAT,v.2, n.1,p- 93-109, 2013.
MICHELAN, L. S., HARGER, C. A.; EHRHARDT, G.; MORÉ, R. P. O. Gestão de egressos em instituições de ensino superior: possibilidades e potencialidades. In: IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, Florianópolis , Brasil, 2009.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CES nº 4, de 13 de julho de 2005. Brasil: Conselho Nacional de Educação, 2005. Disponivel em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces004_05.pdf -
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CES nº: 438/2020. Brasil: Conselho Nacional de Educação, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=154111-pces438-20-1&category_slug=agosto-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 28 dez, 2021.
MITRE, S. M., SIQUEIRA-BATISTA, R., GIRARDI-DE-MENDONÇA, J. M., MORAIS-PINTO, N. M. D., MEIRELLES, C. A. B.; PINTO-PORTO, C.; MOREIRA, T.; HOFFMANN, L. M. A. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & saúde coletiva, 13, 2133-2144, 2008.
MOREIRA, M. A. ¿Al final, qué es aprendizaje significativo?. Revista Qurriculum, 25, p. 29-56, 2012.
NEY, M. G., SOUZA, P. M. De; PONCIANO, N. J. Desigualdade de acesso à educação e evasão escolar entre ricos e pobres no Brasil rural e urbano. InterSciencePlace,v. 1, 13, 2015.
NORMANHA FILHO, M. A.; VIEIRA, S.J.; SILVA, T.M.; CARVALHO, L.E.; VENÂNCIO, W.R. O corpo docente no ensino da administração e as competências. Caderno de Administração. Revista da Faculdade de Administração da FEA, v. 14,n.2, p.123-146, jul/dez 2020.
PAIVA, M. R. F.; PARENTE, J. R. F.; BRANDÃO, I. R.; QUEIROZ, A. H. B. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE-Revista de Políticas Públicas, v.15, n. 2, p.145-153, 2016.
PEREIRA, D. da S. Docência, escola e escolarização–uma entrevista de Michel Foucault para a Periscope em 1975. Horizontes, v.37, e019022-e019022, 2019.
PONTES NETO, J. A. D. S. Teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel: perguntas e respostas. Série-Estudos-Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, n. 21, p.117-130, jan./jun. 2006.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.
RABAGLIO, M. O. Seleção por Competências. 2ª edição – Editora: Educator, São Paulo.
RODRIGUES, L. P.; MOURA, L. S.; TESTA, E. O tradicional e o moderno quanto à didática no ensino superior. Revista Científica do ITPAC, Araguaina, v.4, n.3, p. 1-9, 2011.
SANTRONCK, J.W. Psicologia educacional [recurso eletrônico]. 3. Ed. Porto Alegre : AMGH Editora Ltda, 2010.
TALBERT, R. Guia para utilização da aprendizagem invertida no ensino superior [recurso eletrônico]. Série: Desafios da Educação. Porto Alegre: Penso, 2019.
ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ARTMED,1998. Recuperado de: https://www.ifmg.edu.br/ribeiraodasneves/noticias/vem-ai-o-iii-ifmg-debate/zabala-a-pratica-educativa.pdf
SCHMITT, D. C.; BUGALHO, D. K.; KRUGER, S. D. Percepções docentes e às estratégias de ensino-aprendizagem durante o isolamento social motivado pelo COVID-19. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 20, p. e3133-e3133, 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A revista Caderno de Administração reserva a si o direito de divulgar os trabalhos recebidos, para fins não-comerciais, mantendo sempre a identificação clara de seus autores e fontes.