O MÉTODO “DECISIONS DECISIONS” NO ENSINO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: EM BUSCA DE METODOLOGIAS ATIVAS VOLTADAS A UMA PEDAGOGIA DAS OBRAS LABORAIS

Estudo de caso baseado no Decisions Decisions

Autores

  • rosemr thies ifsc

Palavras-chave:

Professional and Technological Education; active methodologies; Decisions decisions; learning by works.

Resumo

Este artigo apresenta relata a aplicação de  uma metodologia ativa, mais precisamente um estudo de caso baseado no modelo “decisions decisions” de Tom Snyders, junto a estudantes do curso Técnico em Administração, na instituição de EPT Senai/SC. Além de promover uma metodologia ativa, este estudo buscou entender como o direcionamento da atividade para a realização de obras laborais pode potencializar a formação no âmbito da EPT, conforme preconiza a pedagogia das obras de Barato, ou a pedagogia das situações de Pastré. Apresentamos os depoimentos dos participantes, estudantes e professores, e discutimos os resultados da aplicação do método decisions decisions, os quais apontam para importantes efeitos de profissionalização, uma vez que o processo de decisões construído na simulação do estudo de caso possui características semelhantes à de situações laborais reais.

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Publicado

2024-06-27