O MÉTODO “DECISIONS DECISIONS” NO ENSINO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO EM BUSCA DE METODOLOGIAS ATIVAS VOLTADAS A UMA PEDAGOGIA DAS OBRAS LABORAIS
Estudo de caso baseado no Decisions Decisions
Palavras-chave:
Estudo de Caso, metodologias ativas, processo de decisão, vivência para o mundo do trabalhoResumo
Este artigo apresenta relata a aplicação de uma metodologia ativa, mais precisamente um estudo de caso baseado no modelo “decisions decisions” de Tom Snyders, junto a estudantes do curso Técnico em Administração, na instituição de EPT Senai/SC. Além de promover uma metodologia ativa, este estudo buscou entender como o direcionamento da atividade para a realização de obras laborais pode potencializar a formação no âmbito da EPT, conforme preconiza a pedagogia das obras de Barato, ou a pedagogia das situações de Pastré. Apresentamos os depoimentos dos participantes, estudantes e professores, e discutimos os resultados da aplicação do método decisions decisions, os quais apontam para importantes efeitos de profissionalização, uma vez que o processo de decisões construído na simulação do estudo de caso possui características semelhantes à de situações laborais reais.
Referências
AUSUBEL, D. P; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Tradução de Eva Nick et al. 2ª ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. Tradução de: Educational Psichology. ANASTASIOU, L.G.; ALVES, L.P. Processo de ensinagem na universidade. 5a ed. Joinville: Univille, 2009.
BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BARATO, Jarbas Novelino. Educação Profissional: Saberes do ócio ou saberes do trabalho?, Editora Senac SP, 2004.
BARATO,J.N. Fazer Bem Feito: Valores em Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: UNESCO.2015.
BARATO,J.N.Oficinas e conhecimento: um desafio para a atuação e a capacitação de docentes em educação profissional e tecnológica, publicado pela UNESCO em 2021.
BENDER, William N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
BONWELL, Charles C; EISON, James A. Active Learning: creating excitement in the Classroom. no 1 ed. Washington, D.C: School of Education and Human Development - The George Washington University, 1991.
CUNHA, M.V. A antinomia do pensamento pedagógico: o delicado equilíbrio entre indivíduo e sociedade. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 189-204, 1993.
DETERDING, Sebastian. Situated motivational affordances of game elements: a conceptual model. Gamification Research, Hamburg, v. 10, n. 8, p. 1-4, maio 2005. Disponível em: http://gamification-research.org/wp-content/uploads/2011/04/09-Deterding.pdf. Acesso em: 30 abr. 2022
DRECOLY, Jean-Ovide. Educação, Pensadores, História. Editora Massangana, 2010.
FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 1, 2013.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GOLDSCHMIDT, P. C. (1977). Simulação e jogo de empresas. Revista de Administração de Empresas, 17(3), 43-46.
GOUDEAUX, A.; POIZAT, G.; DURAND, M. Transmissão cultural, formação profissional e educação de adultos: para uma epistemologia da ação. Trabalho & Educação, v. 28, n. 2, p.15-50, maio-ago, 2019.
GRUBER. C, ALLAIN. O, WOLLINGER.P. Didática profissional: princípios e referências para a Educação Profissional. Florianópolis: publicações do IFSC, 2019.
HUIZINGA, J. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2000.
LI, E., & BAILLIE, A. (1993). Mixing case method with business game: student evaluations. Simulation & Gaming, 24(3), 336-355. doi: 10.1177/1046878193243006
LIEBEROTH, Andreas. Shallow Gamification: testing psychological effects of framing an activity as a game. Games And Culture, [S.L.], v. 10, n. 3, p. 229-248, 1 dez. 2014. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/1555412014559978.
MAYEN, P.; MÉTRAL, J.-F.; TOURMEN, C. Les situations de travail. Références pour les référentiels. Recherche et formation, 64, 2010. pp. 31-46.
MAYEN, P. Les situations professionnelles : un point de vue de didactique professionnelle. Phronesis, 11, 2012. pp. 59-67.
MAYEN, Patrick. Vocational didactics: work, learning, and conceptualization. In: FILLIETTAZ, Laurent; BILLETT, Stephen. Francophone perspectives of learning through work: conceptions, traditions and practices.[S.l.]: Springer, 2015. Cap. 10. https://via.ufsc.br/movimento-empresa-junior. Acesso em: 04.05.2022.
MOREIRA, Marco Antonio; MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem significativa: A teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2006.
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens: aproximações jovens. Ponta Grossa: Uepg/Proex, 2015. p. 15-33.
PASTRÉ, Pierre; MAYEN, Patrick; VERGNAUD, Gérard. La didactique
professionnelle. Revue Française de Pédagogie, [s.l.], n. 154, p.145-198, 1 mar.
OpenEdition. http://dx.doi.org/10.4000/rfp.157
PASTRÉ, Pierre. La didactique professionnelle. Approche anthropologique du développement chez les adultes. Paris: PUF, 2011.
SOUZA, Cacilda da Silva; IGLESIAS, Alessandro Giraldes; PAZIN-FILHO, Antonio. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais. Medicina, v. 47, n. 3, p. 284-292, 2014.
VERGNAUD, Gérard. Au fond de l’action, la conceptualisation. In: BARBIER, Jean-Marie (dir.). Savoirs théoriques, savoirs d’action. Paris: PUF,
, p. 275-292.
VINATIER, I. Le travail de l’enseignant ; une approche par la didactique professionnelle. Bruxelles: De Bœck, 2013.
WENGER, E.; MCDERMOTT, R.; SNYDER, W. M. Cultivating Communities of Practice: a guide to managing knowledge. Boston: Harvard Business School, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista Caderno de Administração reserva a si o direito de divulgar os trabalhos recebidos, para fins não-comerciais, mantendo sempre a identificação clara de seus autores e fontes.