COMPETÊNCIAS DEFINIDAS NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO: EXISTEM DIFICULDADES DE AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO NA PRÁTICA DO DIA A DIA EM SALA DE AULA?
Keywords:
Graduação em Administração. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração. Competências.Abstract
Para o estudo, optou-se pelo método do estudo de caso, onde foram feitas a verificação e análise, por meio de pesquisas, realizadas em uma instituição de ensino superior que oferta curso de graduação em Administração, com intuito de verificar se ocorrem avaliações e certificações de competências, com especial destaque as definidas nas diretrizes curriculares nacionais. O objetivo do estudo foi assim definido: Verificar a forma como são contempladas as competências e habilidades previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Administração, bacharelado no PPC – Projeto Pedagógico de Curso e nos planos de ensino das unidades curriculares, sua definição conceitual e, forma para sua avaliação e certificação na prática do dia a dia em sala de aula.
References
BARBOSA, Eduardo Fernandes; MOURA, Dácio Guimarães de. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p. 48-67, maio/ago. 2013.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n.1. p. 25-40, jan./jun.2001.
BRASIL. Resolução CNE/CES 4/2005. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado.
CAMARGOS, Marco Antônio; CAMARGOS, Mirela Castro Santos; MACHADO, Carla Jorge. Análise das preferências de ensino de alunos de um curso superior de Administração de Minas Gerais. Revista de Gestão USP, São Paulo, v.13, n. 2, p. 1-14, abril/junho 2006.
CARDOSO, Janaína Gularte; FONSECA, Juliana. Perfil do administrador: um estudo sobre o desenvolvimento de habilidades e competências sob a perspectiva de acadêmicos, professores e empresários da grande Florianópolis. In: IX CONVIBRA – Congresso Virtual Brasileiro - Administração, 9., 2012. Anais..., 2012.
CARDOSO, Roberto C. 50 anos de conquistas, e é só o começo. Administrador profissional. São Paulo, n. 351, p. 3, set. 2015.
CASTRO, Cláudio de Moura. O Ensino de administração e seus dilemas: notas para debate. Revista de Administração de Empresas, Rio de Janeiro, v. 21, n. 3, p. 58-61. Jul./set. 1981.
DE PAULA, Ana Paulo de Paes; RODRIGUES, Marco Aurélio. Pedagogia crítica no ensino em administração: desafios e possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 46, nov./dez. 2006.
DIAS, Gisele B. et al. Revisando a noção de competências na produção científica em administração: avanços e limites. In: DUTRA, Joel Souza; FLEURY, Maria Tereza Leme; RUAS, Roberto (Org.). Competências – conceitos, métodos e experiências. São Paulo: Atlas, 2012.
FERREIRA, V. et al. Competências profissionais do administrador: mito e realidade nas organizações. Estação Científica Revista On-Line, 2. ed., p. 1-17, março 2006.
FISCHER, André Luiz et al. Absorção do conceito de competência em gestão de pessoas: a percepção dos profissionais e as orientações adotadas pelas empresas. In: DUTRA, Joel Souza; FLEURY, Maria Tereza Leme; RUAS, Roberto (Org.). Competências – conceitos, métodos e experiências. São Paulo: Atlas, 2012.
FISCHER, Tânia; WAIANDT, Claudiani; FONSECA, Renata Lara Fonseca. A história do ensino em administração: contribuições teórico-metodológicas e uma proposta de agenda de pesquisa. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.45, n.4, ago. 2011.
FLEURY, Maria Tereza Leme. FLEURY, Afonso. Desenvolver competências e gerir conhecimentos em diferente arranjos empresariais. In: _____; OLIVEIRA JR, Moacir de Miranda (Org.). Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001.
FLEURY, Paulo Fernando. O ensino de graduação em administração no Brasil: um estudo de casos. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 22, n.4, out./dez. 1983.
FORTES, Maria Carolina. Teorias da educação: qual teoria da educação fundamenta meu cotidiano docente? Revista Educação por Escrito – PUCRS, v.3, n.2, dez.2012.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.
GODOY, Arilda Schmidt; ANTONELLO, Claudia Simone. Competências individuais adquiridas durante os anos de graduação de alunos do curso de Administração de empresas. Revista de Ciências da Administração, São Paulo, v.II, n.23, p. 157-191, jan./abr. 2009.
GODOY, Arilda Schmidt et al. O desenvolvimento de competência de alunos formandos do curso de Administração: um estudo de modelagem de equações estruturais. Revista de Administração da USP, São Paulo, v. 44, n.3, p. 265-278, jul./ago./set. 2009.
KULLER, José Antonio; RODRIGO, Natalia de Fátima. Metodologia de desenvolvimento de competências. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2009.
LIMA, Manolita Correia. Monografia – a engenharia da produção acadêmica. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
NODARI, L. D. T. et al. Competências adquiridas durante o curso de graduação em administração de empresas na ótica dos alunos formandos: em estudo multicaso em 5 instituições de ensino superior. In: II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 11, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: EnEPQ, 2009
NUNES, Simone Costa. Formar competências: realidade no ensino em administração? Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v.12, n. 2, p. 152-178, jul./dez. 2011.
______. O ensino em administração com base na abordagem das competências: da inserção no projeto pedagógico a prática em sala de aula. In: EnANPAD, XXXIII, 2009, São Paulo. Anais... SP: EnANPAD, 2009.
______. O ensino em administração: análise à luz da abordagem das competência. Revista de Ciências da Administração, v.12, n.28, p. 198-223, set./dez. 2010.
PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed; Bookman, 2000.
PIMENTA, Selma Garrido; MONTEIRO, Silas Borges (Org.). Ensaio sobre didática, filosofia e formação de educadores. Cuiabá: EdUFMT, 2013.
PIZZINATTO, Nádia Kassouf. Ensino de administração e o perfil do administrador: contexto nacional e o curso de Administração da UNIMEP. Impulso, Piracicaba, n. 26, p. 173-190, dez. 1999.
ROPÉ, Francoise; TANGUY, Lucie (Org.). Saberes e competências – o uso de tais noções na escola e na empresa. 2.ed. Campinas: Papirus, 2001.
SERVA, Maurício. Contribuições para uma teoria organizacional brasileira. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.24, n.2, p. 10-21, fev./abr. 1990.
SILVA, Monica Ribeiro da. Currículo e competências: a formação administrada. São Paulo: Cortez, 2008.
SOBRAL, Fernanda Ribeiro; CAMPOS, Claudinei José Gomes. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, p. 208-218, 2012.
SOBRAL, Regiane Moreira. Educar para a competência e a competência para educar: representações conceituais dos professores do ensino fundamental. 2006, 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande.
TEIXEIRA, Anísio. Educação é um direito. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967.
WITTE, Aline; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza; SILVEIRA, Amélia. Competências e habilidades do administrador: com a palavra os egressos. In: XVIII ENANGRAD, 2007, Cuiabá, Anais... MT: EnANPAD, 2007.
ZAGO, Célia Cristina; SOUZA, Cynara Cristina B. de; BEZERRA, Larissa Ataíde Martins Lins. Competências profissionais do administrador: uma análise comparativa entre a necessidade do mercado e a formação dos administradores da Paraíba. GESTÂO.Org, Recife, v. 5, n. 2, p. 212- 225, mai./ago., 2007.
ZARAFIAN, Philippe. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
A revista Caderno de Administração reserva a si o direito de divulgar os trabalhos recebidos, para fins não-comerciais, mantendo sempre a identificação clara de seus autores e fontes.