O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR CORPORATE E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DE MARKETING DIGITAL E REDES SOCIAIS DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS
Palavras-chave:
Marketing Digital, Redes Sociais, Internet, Turismo, Agências de Viagens.Resumo
O crescente acesso à informação e a descoberta de outras realidades, potenciada pela proliferação dos meios de comunicação, em geral, e pela internet, em particular, são dois dos grandes responsáveis pelas alterações nos padrões de consumo. Associado a isto, a globalização e novos segmentos de procura encaminham as empresas para a inovação e evolução permanentes.
É também cada vez mais evidente que a marca está associada a um sentimento de confiança, pelo que num contexto onde o consumidor dispõe de cada vez menos tempo, é necessário garantir a confiança no produto e/ou serviço através de um elemento diferenciador, neste caso, a marca.
Estas evidências deram origem a este projeto de investigação cujo propósito foi evidenciar uma área pouco explorada do marketing empresarial, o marketing digital, aplicado às agências de viagens com auscultação de 102 empresas do segmento corporate, através de um questionário eletrónico enviado por email.
Os resultados obtidos demonstram que independentemente da utilização das redes sociais e da importância atribuída ao acesso via internet, há ainda uma preferência dos clientes pelo contacto e adjudicação de serviços utilizando as redes tradicionais. Deste modo verifica-se que fica clara a ainda exígua a sensibilidade dos clientes para com as redes sociais e internet neste sector de atividade.
Referências
ABRANJA, N. (2012). Gestão de Agências de Viagens e Turismo. Lisboa: Lidel.
BLACWELL, R., & ENGEL, J. (2000). Comportamento do Consumidor. 8 ed. Rio de Janeiro: LCT.
BRIGGS, S. (2001). Successful Tourism Marketing – A practical handbook 2 ed. London: Kogan Page.
BUHALIS, D. (2004). eTourism: Strategic and tactical impacts of information communication technologies for tourism . Revista de Turismo e Desenvolvimento, Vol.1 (1) - Universidade de Aveiro , pp. pp. 57-66.
BUHALIS, D. (2000). Marketing the competitive destination of the future. Tourism Management , V. 21, pp. 97-116.
CHURCHILL, G. & PETER, J. (2000). Marketing - Criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva.
CHURCHILL, G., & PETER, J. (2003). Marketing - criando valor para os clientes. 3ª Edição. São Paulo: Saraiva.
DIONÍSIO, P. et al (2011). Mercator XXI – Teoria e Prática do Marketing. Alfragide: Dom Quixote.
ENGEL, J. , BLACKWELL, R. , & MINIARD, P. (2000). Comportamento do consumidor. . 8. ed., Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos
FILL. C. (1999). Marketing Communications - Contexts, Contents and Strategies, second edition. London: Prentice Hall
FUNSHERPA (2012). The Impact of the Internet and Social Media on Travel [INFOGRAPHIC]. (07 de 2012). Obtido em 29 de 12 de 2013, de http://blog.funsherpa.com/2012/07/travel-infographic.
GUTIERREZ, C. & BORDAS, E. (1993). La competitividad de los destinos turísticos en mercados lejanos. Competitiveness of long haul tourist. Editions AIEST, Gall: Suissse, VOL. 35, pp. 103-211.
HOWARD, J., & SHETH, J. (1969). The Theory of Buyer Behavior . New York: John Wiley & Sons.
KOTLER, P. (2000). Administração de Marketing – A Edição de Novo Milénio. Prentice Hall: 10ª Edição.
KOTLER, P. & REIN, I. (1993) Marketing places. New York: Free Press.
KOTLER, P. (1998). Marketing Management: Analysis, Planning, Implementation, and Control (6th ed.). Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.
LAMBIN, J. (2000). Marketing Estratégico. Lisboa: McGraw Hill.
PELSMACKER. P et al (2010). Marketing Communication - A European Perspective, Fourth Edition. New Tork: Pearson.
REMONDES, J. (2011). Marketing Interno e Comunicação. Viseu: Psicosoma.
SANTOS, M., & RAMOS, I. (2009). Business Intelligence - Tecnologias da Informação na Gestão do Conhecimento. Lisboa: FCA - Editora de Informática.
SOLOMON, M. (2002). O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman.
SWARBROOKE, J. (2002) Consumer Behaviour in Tourism. Oxford: Butterwoth Heinemann.
TOURISM, Review (2013) The Main Topic of Facebook Posts is Traveling. (2013). Obtido em 29 de 12 de 2013, de http://www.tourism-review.com/survey-the-main-theme-of-facebook-posts-is-traveling-news3961.
VALLS, J. (1996). Las claves del mercado turístico. Bilbao: Deusto.
Viana e Hortinha (2002). Marketing Internacional. 2ª edição revista e atualizada. Lisboa: Sílabo.
WOODSIDE, A. & LYSONSKI, S. (1989). A general model of traveler destination choice. Journal of Travel Research, April (27) pp. 8-14
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista Caderno de Administração reserva a si o direito de divulgar os trabalhos recebidos, para fins não-comerciais, mantendo sempre a identificação clara de seus autores e fontes.