GOVERNO ELETRÔNICO COMO INSTRUMENTO DE QUALIDADE E TRANSPARÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL: UM ESTUDO DE CASO NA DELEGACIA DE POLÍCIA DE IMIGRAÇÃO DO CEARÁ
Palavras-chave:
Governo Eletrônico. Administração Pública. Delegacia de Polícia de Imigração. Tecnologias de Informação.Resumo
Objetivo: analisar a percepção de servidores, funcionários e dos usuários dos serviços da Delegacia de Polícia de Imigração no Ceará acerca da implementação do governo eletrônico no serviço público federal.
Resultados: A análise dos sites “gov.br” e, em especial, do site da PF, bem como a inserção de sistemas para informatização de processos administrativos revelam uma direção do governo federal no sentido de tornar o serviço público mais acessível, mais eficiente e menos oneroso. Contudo, percebe-se que, apesar de contribuir, a mera disponibilização de serviços on-line ou o investimento em tecnologias de digitalização de processos não é o suficiente para alcançar a qualidade e a transparência no serviço público.
Originalidade: A sociedade busca cada vez mais comodidade e celeridade nos serviços que necessita, sem abrir mão da qualidade, sobretudo no setor público. (BRAGA; ALVES; FIGUEIREDO; SANTOS, 2008). O governo brasileiro tem realizado nas últimas décadas para digitalização de serviços públicos, a criação do Portal “gov.br” uma das políticas de e-GOV mais recentes (NOGUEIRA Jr. 2019). O Modelo de Governança Pública, abarcando elementos do gerencialismo, refere-se a políticas desenvolvimentistas que se orientam através de gestão de redes e de cooperação, gestão participativa e competitiva, responsabilidades, transparência e democracia no setor público. (PECI; PIERANTI; RODRIGUES, 2008).
Considerações Finais/Conclusão: Os resultados apontaram que o governo eletrônico é um forte instrumento para qualidade e transparência na gestão pública, devendo, contudo, ser considerado algumas ponderações para melhoria dos processos digitais, tais como: capacitação dos colaboradores; maximização do acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) e o fomento a participação da sociedade na fiscalização governamental através de canais digitais.
Contribuições: A inserção de sistemas para informatização de processos administrativos revela uma direção do governo federal no sentido de tornar o serviço público mais acessível, mais eficiente e menos oneroso. Entretanto, a presença do ser humano é insubstituível, sobretudo no que se refere à tomada de decisão, resolução de problemas e humanização do serviço público.
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