A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO PARA NOVAS PRÁTICAS GERENCIAIS - ESTUDO DE CASO NO SETOR HOTELEIRO.
DOI:
https://doi.org/10.23925/2595-4865.2025v1n19.71317Palavras-chave:
Gestão de Receita, Competências, Treinamento, Capacitação, HotelariaResumo
A importância do treinamento no setor hoteleiro está relacionada ao desenvolvimento de novas práticas gerenciais que aprimoram a eficiência e a qualidade dos serviços prestados. Este artigo apresenta um estudo de caso realizado em um resort localizado em Santa Catarina (pseudônimo Bleisure), focado na análise das práticas gerenciais implementadas após a realização de um curso para o treinamento de Gestão de Receita. O objetivo foi investigar como o treinamento influenciou a adoção de novas práticas pelos líderes e colaboradores, promovendo mudanças nos processos de gestão de receita e na dinâmica de trabalho. Traz também como análise os facilitadores e dificultadores durante a implementação dos novos processos. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e exploratória, incluindo entrevistas com quatro líderes do resort, análise de relatórios financeiros e dados de mercado, além de observações diretas durante seis meses. Os resultados mostram que o treinamento contribuiu para a melhoria na gestão de processos, reforçou a capacidade dos líderes para tomar decisões com maior autonomia e proporcionou uma abordagem mais estruturada na negociação e gestão de receitas.
Referências
ALERASOUL, Sayed Alireza et al. Organisational learning, learning organisation, and learning orientation: An integrative review and framework. Human Resource Management Review, v. 32, n. 3, p. 100854, 2022. doi: 10.1016/j.hrmr.2021.100854. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1053482221000334). Acesso em 10 out. 2024.
BANDALOUSKI, Andrei M. et al. An overview of revenue management and dynamic pricing models in hotel business. RAIRO-Operations Research-Recherche Opérationnelle, v. 52, n. 1, p. 119-141, 2018. Disponível em: http://www.numdam.org/articles/10.1051/ro/2018001/. Acesso em 06 out 2024.
BARBOSA, Manuel Gonçalves. Educação, vida precária e capacitação. Educação & Sociedade, v. 39, n. 144, p. 584-599, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/7Mst9xNwvxGTtMBFgMv5jbp/ . Acesso em: 12 out. 2024
Caramico, A., Romaro, P., & Gallo, F. (2022). Aspectos da tomada de decisão pelo Trader no mercado financeiro conforme a Contemporânea Teoria de Finanças. Revista Administração em Diálogo-RAD, 24(3), 81-97.
CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos - Como Incrementar Talentos na Empresa. 9th ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2021. E-book. p.35. ISBN 9786559771271. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786559771271/. Acesso em: 11 out. 2024.
CPT – Centro de Produções Técnicas, Viçosa – MG, Disponível em: http://www.cpt.com.br/artigos/o-setor-hoteleiro-e-suas-caracteristicas. Acesso em 15 jun 2024.
GUERRA, Ana; D'ANDRÉA, Carlos. Dimensões algorítmicas do trabalho plataformizado: cartografando o preço dinâmico da Uber. In: E-compós. 2021. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/2046 . Acesso em: 18 out. 2024.
GONDIM, Cibelle Batista; RODRIGUES, Jaciara Jesuíno; DA SILVA, Jefferson Oliveira. DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NA HOTELARIA: UM ESTUDO NOS SETORES DE RECEPÇÃO E RESERVAS EM HOTÉIS NA ORLA DE JOÃO PESSOA–PB. Anais Fórum internacional de Turismo do Iguassu, 2015. Disponível em: http://festival.deangelieventos.com/wp-content/uploads/2016/05/6.-Desenvolvimento-de-Compet%C3%AAncias-na-Hotelaria.pdf . Acesso em 10 out. 2024.
HAN, Jung Woo et al. Organizational learning through training effectiveness: evidence from the hospitality industry in Vietnam. The Learning Organization, v. 30, n. 5, p. 532-553, 2023.Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/TLO-03-2022-0036/full/html?casa_token=Wg7HSEYN2OkAAAAA:IGvc6gmMm9l9Sf13gv0ZNQt_gw_SAanM1uJzhIv0NlGYGOGA8uFzZ3gjdTeG7I4KnKxzZlLIZsd1vH_BYv3iuxycZrK-wPE5-r2TBSX5ZqDlTf9D8iA Acesso em: 09 out. 2024.
HAYES, David K.; HAYES, Joshua D.; HAYES, Peggy A. Revenue management for the hospitality industry. John Wiley & Sons, 2021.
HELMOLD, Marc; HELMOLD, Marc. Total revenue management (trm). Springer International Publishing, 2020.
KANAANE, Roberto; ORTIGOSO, Sandra Aparecida F. Manual de Treinamento. Rio de Janeiro: Atlas, 2018. E-book. p.150. ISBN 9788597017991. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788597017991/. Acesso em: 19 out. 2024.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Principles of Marketing, 16/e. pearson education limited, 2016.
OSTERWALDER, Alexander et al. Business model generation. Business Model, 2010.
PODER 360, Publicado em 05 fev. 2024, Disponível em: https://www.poder360.com.br/economia/turistas-estrangeiros-injetaram-us-69-bi-no-brasil-em-2023/ Acesso em: 25 jun 2024.
Resorts Brasil – RADAR, São Paulo, jan. 2023, Disponível em: https://cdn2.revistahoteis.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Radar-Resorts-Brasil-Jan-2023.pdf . Acesso em: 23 jun 2024.
Resorts Brasil - Hotelaria em números, São Paulo, – 2023, Disponível em: file:///C:/Users/Comercial18/Desktop/PUC/Hotelaria_em_Numeros_2023%20(1).pdf . Acesso em: 23 jun 2024.
RIBEIRO, Antônio de L. Gestão de Treinamento de pessoas. Rio de Janeiro: Saraiva Uni, 2018. E-book. p.39. ISBN 9788547230449. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788547230449/. Acesso em: 12 out. 2024.
STR – Soluções de Dados; 18 mar. 2020; Disponível em: https://str.com/pt-br/data-insights-blog/what-is-trevpar . Acesso em: 25 jun 2024.
VINOD, Ben. Evolution of yield management in travel. Journal of Revenue and Pricing Management, v. 15, p. 203-211, 2016.
WANG, Tianyang. An intelligent passenger flow prediction method for pricing strategy and hotel operations. Complexity, v. 2021, n. 1, p. 5520223, 2021. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1155/2021/5520223 . Acesso em: 10 out. 2024.
YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016. E-book. p.17. ISBN 9788584290833. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788584290833/. Acesso em: 13 out. 2024.
ZARIFIAN, Philippe. Mutação dos sistemas produtivos e competências profissionais: a produção industrial de serviço. Relação de serviço: produção e avaliação, p. 67-93, 2001.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcela Campelo Lara Calefe, Crisomar Lobo de Souza, Marcio Shoiti Kuniyoshi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.