Preciado e Hijikata: dançar e escrever como um decapitado

Autores/as

  • Thiago Abel
  • Bruno Maschio

Palabras clave:

Preciado, Hijikata, butô, corpo decapitado, menor, autocobaia.

Resumen

O presente artigo estabelece uma conexão entre o pensamento de Tatsumi Hijikata e Paul B. Preciado com o intento de promover uma reflexão entre suas respectivas danças e escritas, ao considerar que ambas apontam para o corpo enquanto lugar privilegiado de experimentação e investigação. Para isto, explicita os caminhos de transformação e minoração do corpo através de processos toxicológicos de níveis físicos e psíquicos investigados por Preciado e Hijikata. A imagem do corpo decapitado emergiu desse processo de criar para si um corpo menor, amputando a cabeça enquanto elemento de poder e de racionalidade que habita e limita os corpos sociais. A vizinhança entre Hijikata e Preciado foi povoada de uma série de aliados e utilizando alguns conceitos como ferramentas que auxiliaram na consistência deste trabalho; tais como Gilles Deleuze, Sigmund Freud, Virginie Despendes e Friedrich Nietzsche. A singularidade desta conexão advém do experimento em dança que o Núcleo Experimental de Butô realizou em decorrência do lançamento do livro de Preciado, Testo Junkie: sexo, drogas e biopolítica na era farmacopornográfica.

Publicado

2020-03-02