5. O PRONUCLEAR (1976 – 1986) e a formação de recursos humanos para a área de energia nuclear no Brasil

Autores

  • Winston Gomes Schmiedecke Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Paulo Alves Porto Instituto de Química - Universidade de São Paulo

Resumo

Neste trabalho são analisados alguns aspectos do processo de formação de recursos humanos especializados para a área nuclear no período de vigência do Acordo Brasil-Alemanha Ocidental, enfocando o Programa de Recursos Humanos para o Setor Nuclear (PRONUCLEAR). Ainda que escassos, alguns resultados positivos podem ser identificados a partir da análise dos relatórios que acompanharam a trajetória do PRONUCLEAR, podendo-se destacar: a criação de programas de especialização em tecnologia nuclear, o aprimoramento e a reorientação dos currículos de cursos relacionados aos seus objetivos – o que proporcionou a formação de um expressivo contingente de técnicos, mestres e doutores na área.

Biografia do Autor

Winston Gomes Schmiedecke, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e professor de física na rede particular de ensino do Estado de São Paulo.

Paulo Alves Porto, Instituto de Química - Universidade de São Paulo

Doutor em Comunicação e Semiótica (área de pesquisa: história da ciência) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e docente no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP).

Downloads

Publicado

2008-06-09

Edição

Seção

Artigos Originais