Sobre a Revista

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Editada pelo Centro de Estudos do Pragmatismo do Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a COGNITIO-ESTUDOS tem foco em temas relacionados ao Pragmatismo e em abordagens diversas no campo da filosofia. A COGNITIO-ESTUDOS propõe-se a publicar comunicações apresentadas nos Encontros Internacionais sobre o Pragmatismo, organizados anualmente pelo Centro de Estudos do Pragmatismo, Programa de Estudos Pós Graduados em Filosofia e Departamento de Filosofia da PUC-SP; contudo, mantém independência em relação aos Encontros, uma vez que dispõe de Conselho Editorial próprio. Além de comunicações apresentadas nos Encontros Internacionais sobre o Pragmatismo, está no âmbito do projeto da COGNITIO-ESTUDOS publicar artigos e ensaios de pesquisadores - estudantes e professores - brasileiros e estrangeiros, funcionando assim como espaço para um fértil diálogo e debate de idéias entre a comunidade filosófica nacional e internacional. A COGNITIO-ESTUDOS propõe-se a publicar também entrevistas, resenhas e traduções, entre outras contribuições.

 

Políticas de Seção

Editorial

  Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

##section.default.policy##

  Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê William James - 100 anos

  Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

  Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Traduções

  Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

  Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaio

  Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Comissão Editorial reserva-se o direito de recusar artigos que não estejam de acordo com o Projeto Editorial da COGNITIO-ESTUDOS. Os artigos representam o ponto de vista dos autores, e não a posição oficial da revista, dos editores, da comissão editorial ou do conselho científico. COGNITIO-ESTUDOS tem periodicidade semestral e, portanto, publica dois números por ano, relativos aos seguintes períodos de cada ano: Número 1: janeiro-junho. Número 2: julho-dezembro. Os artigos serão recebidos em qualquer época do ano, contudo, estabelece-se como prazo limite para recebimento dos artigos que serão avaliados em cada número as seguintes datas: Número 1: 28 de fevereiro de cada ano. Número 2: 31 de julho de cada ano. Após recebidos, os artigos serão analisados pela comissão editorial e/ou consultores ad-hoc, que deverão emitir parecer sobre os mesmos. Nos casos em que o parecer exigir revisão do artigo por parte do autor, a comissão editorial deverá retornar o texto, acompanhado do parecer, para a revisão do mesmo. Os períodos previstos para análise dos artigos, emissão de parecer e revisão por parte dos autores são: Número 1: março e abril. Número 2: agosto e setembro. Os períodos previstos* para editoração e publicação de cada número são: Número 1: maio. Número 2: outubro. *Esse período poderá prolongar-se até o final do semestre relativo a cada número, a critério do Conselho Editorial.

 

Periodicidade

Semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Expediente