Diretrizes para Autores
Os artigos não precisam ser redigidos em português, e recomenda-se o tamanho de até 12 páginas. Devem ser apresentados em formato eletrônico, digitados no programa Microsoft Word for Windows, com fonte Times New Roman 12 e espaçamento simples entre linhas e parágrafos. Todo artigo deve ser precedido por: título e subtítulo (se houver), separados por dois-pontos; nome completo dos autores, a instituição à qual são vinculados e seus endereços eletrônicos (e-mails); um resumo na língua do texto, que não deve ultrapassar 250 palavras, seguido de palavras-chave. No caso de artigos não escritos em inglês, os títulos e subtítulos, resumos e palavras-chave devem também ser apresentados em inglês. Os artigos são publicados no formato PDF.
As citações de até três linhas devem estar contidas entre aspas duplas; as aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior de citação. As citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte Times New Roman 11 e sem aspas. As supressões nas citações devem ser indicadas por reticências entre colchetes, e as interpolações ou comentários devem vir entre colchetes. Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando essa alteração com a expressão "grifo nosso" entre parênteses, após a chamada da citação, ou "grifo do autor", caso o destaque já faça parte da obra consultada. As citações podem ser indicadas no texto por sistema de chamada numérico (remetendo o leitor a notas de rodapé) ou autor-data.
As notas de rodapé, que podem ser de referência, explicativas ou incluir indicações, observações e aditamentos ao texto, devem ser numeradas seqüencialmente em algarismos arábicos, com o número de chamada em posição elevada no texto, após a pontuação que fecha a citação, e repetido no início da nota correspondente. O texto das notas de rodapé deve ser composto com fonte Times New Roman 10.
No fim do texto, deve-se indicar as referências bibliográficas consultadas. Uma seqüência genérica dos elementos essenciais de uma referência pode ser representada da seguinte maneira:
AUTOR. Título. edição. Local: Editora, data.GOWER, Barry. Scientific method: an historical and philosophical introduction. London: Routledge, 1997.
O autor (pessoa física) deve vir indicado, como regra geral, pelo último sobrenome em maiúsculas, seguido de vírgula e do(s) prenome(s) e outros sobrenomes. No caso de até três autores, indicam-se todos, separados por ponto-e-vírgula. No caso de mais de três autores, pode-se indicar apenas o primeiro, seguido da expressão "et al.". No caso de obra constituída de vários trabalhos ou contribuições de vários autores, deve-se indicar o responsável intelectual (coordenador, organizador etc.) seguido da abreviação da palavra que caracteriza o tipo de responsabilidade, entre parênteses. Obras de responsabilidade de entidades têm entrada, de modo geral, por seu próprio nome, por extenso e em letras maiúsculas.
O título da obra deve ser destacado em itálico, e separado do subtítulo por dois-pontos. Indica-se a edição, quando mencionada na obra, com a abreviatura dos numerais ordinais e da palavra "edição", ambas no idioma da publicação.
Quando houver mais de um local para uma só editora, indica-se o primeiro ou mais destacado. No caso de homônimos de cidades, acrescenta-se o nome do estado, do país etc. Quando a cidade não aparece na publicação, mas pode ser identificada, indica-se entre colchetes. Não sendo possível determinar o local, utiliza-se a expressão sine loco, abreviada, entre colchetes: [S.l.].
Quando houver duas editoras, indicam-se ambas, com seus respectivos locais (cidades). Se as editoras forem três ou mais, indica-se a primeira ou a que estiver em destaque. Quando a editora não puder ser identificada, deve-se indicar a expressão sine nomine, abreviada, entre colchetes: [s.n.].
Quando o local e a editora não puderem ser identificados, utilizam-se ambas as expressões, abreviadas e entre colchetes: [S.l.: s.n.].
Se nenhuma data de publicação, distribuição, copyright ou impressão puder ser determinada, registra-se uma data aproximada entre colchetes. Os meses devem ser abreviados no idioma original da publicação. As divisões dos anos em trimestres, semestres etc., para indicar a data das publicações, também devem ser abreviadas.
No caso de partes de uma publicação periódica (volume, fascículo, suplemento, caderno, número especial ou outras), deve-se obedecer à seguinte ordem:
TÍTULO (da publicação). Local: Editora, volume, número (do ano e/ou volume, e do fascículo), data (incluindo períodos de publicação).RAE - REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, v. 41, n. 2, abr./jun. 2001.
No caso de artigos ou matérias em periódicos, deve-se obedecer à seguinte ordem:
AUTOR. Título e subtítulo (do artigo). Título (do periódico), Local, volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final do artigo, data ou intervalo de publicação. GUMBRECHT, Hans Ulrich. Emergence: a response to João Mattar. Cognitio: revista de filosofia, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 194-196, jul./dez. 2003.
No caso de artigos ou matérias em jornais, deve-se obedecer à seguinte ordem:
AUTOR. Título (do artigo). Título (do jornal), Local, data (dia, mês e ano). Descrição física (caderno, seção, suplemento ou parte do jornal, e a paginação correspondente).COLOMBO, Sylvia. Inédito de Antonio Candido é lançado este ano. Folha de S. Paulo, São Paulo, 21 maio 2001. Folha Ilustrada, E 6.
No caso de material multimídia, além dos elementos de referência tradicionais, deve ser acrescentada a descrição física do meio eletrônico. Exemplos:
KOLB, David. Socrates in the labyrinth: hypertext, argument, philosophy. Watertown, MA: Eastgate, 1994. 1 disquete.INTRODUÇÃO à teoria musical. Brasília: MDS software, 1995. 1 CD-ROM.WOLFINGER, Kirk (Prod.). To the moon. Boston: WGBH, 1999. 1 DVD.
Além dos elementos tradicionais, a referência a documentos consultados on-line deve incluir o endereço eletrônico (URL), apresentado entre os sinais < > e precedido da expressão "Disponível em:", e a data de acesso ao documento, precedida da expressão "Acesso em:", além das demais notas que se considerarem necessárias. Exemplo:
FERNANDES, Adriana; ANDRADE, Renato. Importados pagarão mais Cofins e PIS a partir de maio. Estadao.com.br, São Paulo, 27 jan. 2004. Disponível em: . Acesso em: 28 jan. 2004.
Nos casos não contemplados por estas normas, devem-se utilizar como referência as normas para informação e documentação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).