Princípios de ética biomédica: a abordagem principialista de Beauchamp e Childress e a resolução de conflitos morais
Palavras-chave:
Principialismo, Ética Biomédica, Conflitos Morais, Sentimentos MoraisResumo
O presente trabalho tem como objetivo principal expor a abordagem principialista de Beauchamp e Childress em seu livro Princípios da Ética Biomédica, com ênfase no capítulo Moralidade e Justificação Moral. Além disso, pretende-se analisar a forma como o principialismo dos autores se comporta frente ao problema dos conflitos morais em ética. Tendo feito isso, esboçar-se-á um paralelo entre Beauchamp e Childress e outros autores como Gowans e Williams, no intuito de ressaltar as vantagens e desvantagens de se optar por uma abordagem principialista no tratamento dos conflitos morais ou uma abordagem que ofereça também a possibilidade de se considerar os sentimentos morais do agente no momento da escolha.Referências
BEAUCHAMP, T. L.; CHILDRESS, J. F. Princípios de Ética Biomédica. São Paulo: Loyola, 2002.
BRINK, D, O. Moral Dilemmas and its Structure. The Philosophical Review, n. 2, 1994, p. 215-247.
GOWANS, C, W. Innocence Lost: An Examination of Inescapable Moral Wrongdoing. Oxford: Oxford University Press, 1994.
KANT, I. Sobre um Pretenso Direito de Mentir por Amor aos Homens. Trad. Theresa Calvet de Magalhães e Fernando Rey Puente. In: PUENTE, F, R. (org). Os Filósofos e a Mentira. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2002b, p. 73-83.
RICHARDSON, H. Specifying Norms as a Way to Resolve Concrete Ethical Problems. Philosophy and Public Affairs, n. 19, 1990, p. 279-310.
SIDGWICK, H. The Methods of Ethics. Indianapolis: Hacket Publisching Co., 1981.
WILLIAMS, B. Ethical Consistency. Proceedings of the Aristotelian Society, n. 39, 1965, p. 103-124.