Matéria e qualidade do ato intencional: o duplo sentido do “modo da relação objetiva” na V Investigação de Husserl

Autores

  • Carlos Diógenes Côrtes Tourinho Universidade Federal Fluminense - Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PFI/UFF)

Palavras-chave:

Edmund Husserl, ato intencional, matéria, qualidade, relação objetiva

Resumo

Ao se concentrar na Parte V das Investigações Lógicas de Husserl, o presente artigo aborda as partes abstratas que compõem o conteúdo fenomenológico de um ato intencional: a “matéria” e a “qualidade” do ato. A primeira diz respeito ao conteúdo “específico” do ato intencional, ao passo que a segunda diz respeito ao seu “caráter geral”. A união de ambas as partes consiste na “essência intencional do ato”. Uma apreciação inicial mostra-nos que os modos da relação objetiva encontram-se ligados às variações da qualidade do ato. Porém, um exame mais atento do texto de Husserl revela-nos um outro sentido do modo da relação objetiva, ligado não às variações da qualidade, mas sim às variações da matéria do ato intencional. O artigo revela-nos, com isso, um duplo sentido da expressão “modo da relação objetiva” na V Investigação.

Biografia do Autor

Carlos Diógenes Côrtes Tourinho, Universidade Federal Fluminense - Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PFI/UFF)

Doutor em Filosofia pela PUC-Rio. Professor de Filosofia da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Membro do GT de Fenomenologia e do GT de Filosofia Francesa Contemporânea da ANPOF.

Referências

Brentano, F. Psychologie vom empirischen Standpunkt. Erster Band. Hamburg: Felix Meiner Verlag, ([1874] 1973).

Bell, D. Husserl. The Arguments of the Philosophers. Edited by Ted Honderich. London and New York: Routledge, 1995.

Husserl, E. Logische Untersuchungen. Zweiter Band. Erster Teil. Untersuchungen zur Phänomenologie und Theorie der Erkenntnis. Halle a. d. S.: Max Niemeyer, ([1901] 1913).

______. Die Idee der Phänomenologie – Fünf Vorlesungen. Husserliana (Band II). Netherlands: Martinuos Nijhoff, ([1907] 1950).

Lauer, Q. Phénoménologie de Husserl. Essai sur la Genèse de l´Intentionnalité. Paris: Presses Universitaires de France, 1954.

Tourinho, C. D. C. “A retomada da concepção aristotélico-tomista de ‘in-existência intencional’ e suas consequências na tradição filosófica de Brentano no final do século XIX e início so século XX”. In: Crítica – Revista de Filosofia, Londrina, v. 8, n° 27-28, abr./out., 2003, pp. 180-195.

______. “O problema da intencionalidade: da idéia de ‘objetividade imanente’ na filosofia de Franz Brentano ao desafio da parte V das Investigações Lógicas de Edmund Husserl”. In: Dutra, L. H. & Mortari, C. (Orgs.) Rumos da Epistemologia. Anais do IV Simpósio Internacional Principia. Florianópolis-SC: UFSC/NEL, 2005; pp. 67-78.

Wolenski, J. “Kazimierz Twardowski 1866-1938”. In: CRAIG, E. (ed.) Routledge Encyclopedia of Philosophy. London and New York: Routledge, 1998; p. 508.

Downloads

Publicado

2013-01-20

Edição

Seção

Artigos