Heidegger e a estética: uma crítica à tradição?

Autores

  • Viviane Magalhães Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS - Brasil

Palavras-chave:

Estética, Heidegger, Crítica, Arte.

Resumo

Do surgimento da Estética Moderna até sua consolidação como disciplina filosófica, não encontramos um conceito estável para o termo “estética”. Além disso, com o seu desenvolvimento, somente vemos se agravarem suas aporias. Seja a Estética tratada como “a ciência do sentir” ou como “filosofia da arte”, nela ainda reside a problemática de uma busca pela justificação racional das questões relativas à arte e à sensibilidade, o que para Heidegger contribui apenas para disseminar a tentativa moderna de manipular todo o universo de coisas. Neste artigo nos deteremos no caminho percorrido por essa crítica, o que anuncia, de um modo elementar, as pretensões filosóficas de Heidegger com relação à arte.

Biografia do Autor

Viviane Magalhães Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS - Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Participou durante o período de mestrado do PROCAD PUCRS-UFC e atualmente é doutoranda em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Desenvolve pesquisa na área de Filosofia, com ênfase em Estética e Hermenêutica, atudando, em especial, nos seguintes temas: Hans-Georg Gadamer, história da filosofia e ontologia.

http://lattes.cnpq.br/1574216185106322

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Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

Artigos