O deslocamento do sentido do platonismo à sofística: um jogo da escritura

Autores

  • Valdiclea Souza Universidade Estadual de Santa Cruz

Palavras-chave:

Significação, poder, metafísica, platonismo, sofística

Resumo

Neste artigo, apreciamos alguns modelos de representação do quadro de comunicação e da construção de sentido. Para tanto, fizemos um recorte do platonismo e da sofística. Dentro desse recorte investigativo, observamos como as categorias discursivas do autor e do leitor, em sua relação com o signo, são representadas.  A partir do fenômeno conhecido por Foucault como descontinuidade e por Bakhtin como já-dito, analisamos a manifestação do platonismo e da sofística na modelagem do autor e do leitor em sua correlação com a palavra em outras cenas enunciativas. O intuito desse trabalho é problematizar o modelo contemporâneo de representação, no sentido de que ele apresenta rastros de uma sofística.

Biografia do Autor

Valdiclea Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Professora da rede Estadual de Educação do Estado da Bahia.

Referências

ARNAULD, Antonie; LANCELOT, Claude. Gramática de Port-Royal. Trad. Bruno Fregni Bassetto e Henrique Graciano Murachco. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BAKHTIN, Mikhail (VOLOCHINOV). Marxismo e Filosofia da linguagem. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulações. Trad. Maria João da Costa Pereira. Lisboa: Relógio d’Água, 1991.

DERRIDA, Jacques. A farmácia de Platão. Trad. Miriam Chnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2008.

________ . Gramatologia. Trad. Rogério da Costa. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 2005.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

________ . As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

PLATÃO. Fedro. Trad. Alex Marins. São Paulo: Martins Claret, 2005.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. 27. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

SILVA, T. T. da. O currículo como representação. In.: O currículo como fetiche e a política da representação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SANTOS, Eliene Alves. Ensaio sobre A Representação da Repetência nos Domínios Discursivos: um caso de disciplina e de poder. Trabalho apresentado na disciplina Linguagens e Representações do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz, 2010. [no prelo]

Downloads

Publicado

2016-01-30

Edição

Seção

Artigos