A verdade como ideia reguladora em Karl-Otto Apel

Autores

  • Rogério Santos dos Prazeres Centro de estudos do Pragmatismo - PUCSP

Palavras-chave:

Verdade. Ideia Reguladora. Selfsurrender. Consenso.

Resumo

Este artigo trata da verdade como ideia reguladora assentida por Karl-Otto Apel. Nele, pretende-se expor a vinculação dessa noção de verdade ao estudo da realidade. Sobremaneira, ela se destaca como relevante critério de consistência comunicativa, o que a distingue na filosofia contemporânea. Excepcionalmente, ao se tratar a verdade resultante da praxe política para além das “visões de mundo”, Apel imbrica a fundamentação transcendental que assegura o sustentáculo normativo de sentido e validade para o desdobramento da verdade consensual. O propósito deste artigo está justamente em apresentar características da teoria apeliana relacionadas com os critérios de uso das ideias reguladoras, na comunidade de comunicação. E explicitar a pragmática discursiva que se alia ao selfsurrender, necessário para se alcançar a pretendida intersubjetividade, a fim de se fazer valer a integração de critérios verdades.

 

Referências

APEL, Karl-Otto. Ética e responsabilidade: o problema da passagem para a moral pós-convencional. Lisboa: Instituto Piaget, 2007.

_____. Paradigmas de filosofía primera. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2013.

_____. Teoría de la verdade y ética del discurso. Barcelona: Paidós, 1991.

_____. Transformação da filosofia I: filosofia analítica, semiótica, hermenêutica. São Paulo: Edições Loyola, 2000a.

_____. Transformação da filosofia II: o a priori da comunidade de comunicação. São Paulo: Edições Loyola, 2000b.

_____. Understanding and explanation: a transcendental-pragmatic perspective. Translated by Georgia Warnke. Massachusetts: Mit Press, 1984.

CARBONARI, Paulo Cesar. Ética da responsabilidade solidária: estudo a partir de Karl-Otto Apel. Passo Fundo: Berthier, 2002.

COSTA, Regenaldo da. Ética do discurso e verdade em Apel. Belo Horizonte: Del Rey, 2002.

HABERMAS, Jüngen. Verdade e justificação: ensaios filosóficos. Trad. Milton Camargo Mota. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

HERRERO, Francisco Javier; NIQUET, Marcel. Ética do discurso: novos desenvolvimentos e aplicações. São Paulo: F. Javier Herrero, 2002.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Trad. Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

MÍLOVIC, Míroslav. Filosofia da comunicação: para uma crítica da modernidade. Brasília: Editora Plano, 2002.

NENON, Thomas; BLOSSER, Philip (Eds). Advancing phenomenology: essays in honor of Lester Embree. Memphis: Springer, 2010.

OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Reviravolta lingüístico-pragmática na filosofia contemporânea. São Paulo: Loyola, 1996.

PEIRCE, Charles Sanders. Collected Papers of Charles Sanders Peirce. C. Hartshorne e P. Weiss (Eds.) v.1-6 e A. W. Burks (Ed.) v. 7-8.

Cambridge: Massachusetts, Harvard University Press, 1931-1958. (aqui referido como C.P, seguido do número do volume e do número do parágrafo).

______ . Semiótica. Trad. J. Teixeira Coelho. São Paulo: Perspectiva, 1977.

RUSS, Jacqueline. Pensamento ético contemporâneo. Trad. Constança Marcondes César. São Paulo: Paulus, 1999.

Downloads

Publicado

2015-06-14

Edição

Seção

Artigos