A possibilidade de existência de uma teoria da responsabilidade moral na Ética à Nicomaco: um debate acerca do determinismo e da liberdade a partir da leitura de Brickhouse

Autores

  • Ataualpa Godolphim Feijó UFPEL

Palavras-chave:

Responsabilidade moral, determinismo, liberdade.

Resumo

O presente artigo visa, a partir da leitura de Brickhouse, demonstrar que a professora Jean Roberts faz uma leitura errônea da Ética Nicomaquéia ao sustentar que Aristóteles não estaria apresentando uma concepção de responsabilidade moral, mas apenas estaria defendendo a concepção platônica, a qual afirma que o vício é fruto da ignorância. De forma que buscar-se-á negar o determinismo defendido por Roberts – determinismo este que afirma que a formação infantil do agente é o fator eminentemente determinante do caráter. Assim, buscar-se-á também defender a existência de liberdade no processo decisório do agente, uma vez que a responsabilidade moral reside, em última instância, em sua capacidade deliberativa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ataualpa Godolphim Feijó, UFPEL

Mestrando em Filosofia UFPel.

Referências

ARISTÓTELES. Nicomachean Ethics. (Traducão de Terence Irwin). Cambridge: Hackett Publishing Company, 1999.

BRICKHOUSE, Thomas C. Roberts on Responsibility for Action and Character in the Nicomachean Ethics. Ancient Philosophy: revista de filosofia, Pittsburgh/Pensilvânia, USA, n. 11, pp. 137-148, Sping, 1991.

ROBERTS, Jean. Aristotle on Responsibility for Action and Character. Ancient Philosophy: revista de filosofia, Pittsburgh/Pensilvânia, USA, n. 9, pp. 23-36, 1989. Spring, 1989.

Downloads

Publicado

2010-11-04

Como Citar

Feijó, A. G. (2010). A possibilidade de existência de uma teoria da responsabilidade moral na Ética à Nicomaco: um debate acerca do determinismo e da liberdade a partir da leitura de Brickhouse. Cognitio-Estudos: Revista eletrônica De Filosofia, 7(2), 121–131. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitio/article/view/2972

Edição

Seção

Artigos