Reflexões sobre o reducionismo inter-teórico em processos cognitivos relacionados à física térmica

Autores

  • Airton Acácio Castilho Christófalo Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Unesp - Bauru e Docente efetivo da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo.
  • Sérgio Camargo Universidade Federal do Paraná/Setor de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino
  • Osmar Henrique Moura da Silva Universidade Estadual de Londrina/ Departamento de Física
  • Tania Teresinha Bruns Zimer Universidade Federal do Paraná/Setor de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-8428.2017v14i2p57-69

Palavras-chave:

Reducionismo, Teoria Cinética, Psicologia Cognitiva

Resumo

O presente artigo discute aspectos do reducionismo inter-teórico na Filosofia da Ciência. Numa primeira parte, formula a principal questão da redução e bem como seus correlatos modelos de redução inter-teórica. Na segunda parte, analisamos as modalidades de redução na História da Física e suas implicações para a Filosofia da Ciência. Na conclusão, oferecemos um quadro comparativo da redução na Filosofia da Ciência e na Física. A mente humana nestas perspectivas, em relação com o mundo físico, seria explicável por eventos meramente mecânicos e correspondentes aos modos de pensar e de interagir com a realidade física e corpórea. Um argumento imperante no século XIX, objeto deste artigo que analisa algumas das objeções e suas possíveis motivações que lavaram os filósofos, na segunda metade do século XX, a modificação destas concepções estritamente mecanicistas.      

Biografia do Autor

Airton Acácio Castilho Christófalo, Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Unesp - Bauru e Docente efetivo da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

Graduado em Licenciatura Plena em Física pela Unesp, Campus de Bauru, sendo bolsista da proex, teve desenvolvimento de pesquisas em história da ciência e aspectos cognitivos da aprendizagem, com diversas publicações. Durante realização de mestrado acadêmico, pesquisa fontes primárias de documentos e artigos históricos, com aplicações na análise de textos de divulgação ciêntífica, sendo bolsista da capes, o título da dissertação: A relação entre o lógico e o histórico no livro didático e no ensino termodinâmica. pela mesma instituição.

Sérgio Camargo, Universidade Federal do Paraná/Setor de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino

Graduado em Física (licenciatura) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (1998), mestre (2003) e doutor (2007) em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), com tese sobre formação de professores de Física. A partir de 2008 atua no Departamento de Teoria e Prática de Ensino do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, desde 2009 no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR. É um dos líderes do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática, com interesse em temas relacionados ao ensino de Ciências, particularmente no Ensino de Física, em questões relacionadas ao Ensino, à Aprendizagem e à formação inicial e contínua de professores. É Coordenador desde 2010 na UFPR do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) Subprojeto - Física

Osmar Henrique Moura da Silva, Universidade Estadual de Londrina/ Departamento de Física

Graduado em Física (licenciatura) pela UEL (1997), Especialista em Física para o novo ensino médio pela UEL (1998), Mestre em Educação pela UEL (2003), Doutor em Educação para a Ciência pela UNESP de Bauru-SP (2008). Atua, desde 1999, como Físico do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina. Realiza pesquisas em Instrumentação para o Ensino de Física, divulga propostas de equipamentos inovadores aos ambientes/centros de educação não formal (MCTs), e realiza pesquisas com referenciais da História e Filosofia da Ciência, racionalidade e pensamento crítico, para contribuir à educação científica. Tem vasta experiência em desenvolver experimentos didáticos, abastecendo aulas práticas dos cursos de graduação e pós-graduação. Também é o responsável por construir e constantemente reparar diversos experimentos de Física, muitos deles automatizados ao público, do Museu de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual de Londrina.

Tania Teresinha Bruns Zimer, Universidade Federal do Paraná/Setor de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino

Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Paraná, no Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFPR (PPGECM/UFPR). Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Professores que ensinam Matemática (NEPPREM), É uma dos líderes do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática (GPEACM), com interesse em Educação Matemática, principalmente com ênfase em Formação de Professores que ensinam Matemática (inicial e continuada), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem da matemática, metodologias de ensino (resolução de problemas, atividades lúdicas e brinquedoteca, modelagem matemática, atividade investigativa, entre outras), aprendizagem da docência, estágio em docência, educação infantil e educação à distância. É coordenadora de Gestão Educacional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UFPR, vinculado à CAPES.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Edição

Seção

Artigos