O problema da identidade pessoal no âmbito do pragmaticismo

Autores

  • Luciane Rodrigues Universidade Estadual Paulista - UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências
  • Thaisa Reino Universidade Estadual Paulista - UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências

Palavras-chave:

Identidade Pessoal, Ação Significativa, Hábito, Realidade Histórica, Pragmaticismo

Resumo

A proposta do presente trabalho é inserir o problema da identidade pessoal no âmbito do Pragmaticismo, com base nos conceitos peirceanos de hábito, crença e signo. O problema da identidade pessoal consiste em saber o que faz com que uma pessoa seja a mesma ao longo do tempo, apesar do imponderável número de variáveis a que está sujeito e das inúmeras transformações biológicas e sociais às quais está constantemente se adaptando. Em nosso estudo, consideramos a identidade pessoal como um processo e não como um estado; um recorte temporal e epistêmico multifacetado, e sugerimos que os parâmetros de individuação não podem ser absolutizados. A identidade pessoal é vista, aqui, como algo flexível que se constitui através da ação da pessoa em seu meio, caracterizando uma história específica. No contexto do pragmaticismo, argumentamos que na dinâmica de ajuste com o mundo, a pessoa percebe a si e ao meio simultânea e inseparavelmente, reavaliando constantemente as conseqüências de suas crenças, no plano da ação. Nesse sentido, a possibilidade de perceber e se ajustar se fundamenta na experiência significativa da pessoa em seu mundo. Na tentativa de explicitar a dinâmica da relação entre pessoa e mundo, que permite a emergência de signos específicos de uma história pessoal, investigamos a noção peirceana de hábito como um princípio da ação significativa. Defenderemos a hipótese segundo a qual o processo de construção da identidade pessoal envolve uma dinâmica de ruptura e ajuste de hábitos estáveis, formados historicamente a partir da continuidade entre pessoa e mundo.

Biografia do Autor

Luciane Rodrigues, Universidade Estadual Paulista - UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências

Áreas de Pesquisa: Epistemologia, Semiótica, Pragmatismo, Filosofia e Antropologia Ecológica

Referências

GONZALEZ, M. E. Q.; BROENS, M. C.; SERZEDELLO, J. (2001). Sujeito, Auto-Organização e Identidade Pessoal. In: Reunião de artigos publicados apresentados para a obtenção do título de Livre Docência, Unesp – Marilia.

PEIRCE, C. S. (1935-1958). Collected Papers of Charles Sanders Peirce. (ed. Hartshorne, Weiss & Burks. Cambridge: Harvard Univ. Press.

TURRISI, P.A. (ed.,1997). Pragmatism as a Principle of Right Thinking: The 1903 Harvard Lectures on Pragmatism, Charles Sanders Peirce. New York: State University of New York.

Downloads

Publicado

2010-11-04

Edição

Seção

Artigos