A Despolitização Moderna à luz do pensamento de Hannah Arendt

Autores

  • Cacilda Silva Bonfim Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Arendt, desconstrução, metafísica despolitização, modernidade

Resumo

Abordagem teórico-conceitual que evidencia o fenômeno da despolitização a partir da crítica lançada por Hannah Arendt à modernidade mediante o empreendimento de uma desconstrução metafísica frente à constatação do fenômeno totalitário e sua implicações às democracias liberais. Enfatiza-se a ruptura com a tradição caracterizando-se a desvalorização da atividade de pensar e a primazia do reino das necessidades humanas em detrimento a dignidade das ações políticas a partir da análise das três atividades fundamentais da condição humana (labor, trabalho e ação). Delineia-se, ainda, a influência da polis grega para o resgate do sentido primordial da política, ao mesmo tempo em que se explicita o discurso arendtiano de desconstrução das categorias metafísicas.

Biografia do Autor

Cacilda Silva Bonfim, Universidade de Brasília

Mestranda em Filosofia no Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade de Brasília (UNB) sob orientação do Prof. Dr. Miroslav Milovic e professora de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, campus Monte Castelo – São Luís/MA.

Referências

AGUIAR, Odílio Alves. Filosofia e política no pensamento de Hannah Arendt. Fortaleza: EUFC, 2001.

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

______. A dignidade da política: ensaios e conferências. Organizador Antonio Abranches. Rio de Janeiro: Relume–Dumará, 1993.

______. Entre o passado e o futuro. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 1979.

______. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. 10 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

______. A vida do espírito: o pensar, o querer, o julgar. Tradução de Antonio Abranches. Rio de Janeiro: Relume-Dumará: Ed. UFRJ, 1992.

______. O que é política? Tradução de Reinaldo Guarany. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

ASSY, Bethânia. Eichmann, banalidade do mal e pensamento em Hannah Arendt. In: Hannah Arendt: diálogos, reflexões, memórias. MORAES, Eduardo. BIGNOTTO. (orgs); Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

DUARTE, André. O pensamento à sombra da ruptura: política e filosofia em Hannah Arendt. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

______. Hannah Arendt e a modernidade: esquecimento e redescoberta da política. In: Transpondo o abismo: Hannah Arendt entre a filosofia e a política. CORREIA, Adriano (org). Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2002.

______. Hannah Arendt entre Heidegger e Benjamin: a crítica da tradição e a recuperação da origem da política. In: Hannah Arendt: diálogos, reflexões, memórias. MORAES, Eduardo. BIGNOTTO. (orgs); Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

XARÃO, Francisco. Política e liberdade em Hannah Arendt: ensaio sobre a reconsideração da vita activa. Ijuí: Unijuí, RS: 2000. (Coleção Ensaio - política e filosofia)

Downloads

Publicado

2012-06-16

Edição

Seção

Artigos