“Compreender” como modo de ação: o conhecimento das regras e a pré-compreensão

Autores

  • Tatiane Boechat Universidade Federal de São Carlos - SP

Palavras-chave:

Filosofia da Linguagem, Ludwig Wittgenstein.

Resumo

Resumo: Procuramos mostrar nesse artigo a importância do conceito de compreensão nas Investigações Filosóficas de Wittgenstein, não só ao ressaltar seu atravessamento, ora explícito, ora implícito, ao longo da obra, mas apontando sua função de abertura para a significação, para o nascimento do sentido. Para alcançarmos esse intuito falaremos de dois níveis da compreensão: o conhecimento das regras e a pré-compreensão. A natureza do Verstehen, como modo de ação, através da plasticidade característica da pré-compreensão, nos permitirá ver o indício da falta de fundamento das nossas ações. Palavras-chave: compreensão; significação; regras.

Biografia do Autor

Tatiane Boechat, Universidade Federal de São Carlos - SP

Doutoranda no Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências da Universidade Federal de São Carlos - SP Área: História da Filosofia Contemporânea

Referências

BAKER, G.P. & HACKER, P.M.S. Wittgenstein: Rules, Grammar and Necessity. Oxford: Basil Blackwell, 1988.

BARBOSA FILHO, B. Os modos da significação. Tese de doutoramento (no prelo). Departamento de Filosofia da Universidade de Louvain, Bélgica, 1972.

MALCOLM, N. Wittgenstein on language and rules. Ithaca: Wittgenstein themes, Cornell UP, 1995.

WITTGENSTEIN, L. Philosophical Investigations/Philosophy of Psychology. Trad. G.E.M. Anscombe, P.M.S. Hacker, Joachim Schulte. Ed. bilíngue. Oxford: Basil Blackwell, 2009.

______. Tractatus logico-philosophicus. Trad. Luiz Henrique Lopes dos Santos. São Paulo: Edusp, 2008.

______. Blue and Brown Books. Oxford: Basil Blackwell, 2008.

WINCH, Peter. A idéia de uma ciência social e sua relação com a Filosofia. São Paulo: Ed. Nacional, 1970.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Edição

Seção

Artigos