Democracia, liberdade e educação: Paulo Freire leitor de J. Dewey
Palavras-chave:
Dewey, Freire, democracia, liberdade, e educaçãoResumo
O presente artigo tem por objetivo investigar as possíveis relações entre as concepções de experiência, democracia, liberdade e educação desenvolvidas por John Dewey e Paulo Freire. Investigar estas relações conceituais se traduz num esforço de leitura comparativa da produção teórica desses pensadores buscando responder à seguinte indagação: quais são as concepções deweyanas sobre experiência, democracia, liberdade e educação aportadas na obra de Freire? Paulo Freire teve contatos com parte da obra de Dewey através da leitura feita por intelectuais que marcaram o debate educacional no Brasil, sobretudo a partir da década de 30 do século passado, destacando-se Anísio Teixeira, que foi um tradutor das obras de Dewey, e Lourenço Filho que foi comentador do mesmo autor. O pensamento deweyano ecoa direta ou indiretamente na obra freireana podendo ser um eixo de leitura para se compreender a originalidade da criação da tessitura conceitual desse autor sobre experiência, democracia, liberdade e educação. Num esforço de entender essa trama conceitual, percebemos que os conceitos deweyanos de experiência, homem, liberdade, democracia e educação ecoam na obra de Freire lastreados pela idéia de problematização e pensamento reflexivo. Freire,viu a potencialidade transformadora desses esses conceitos diante da realidade brasileira na justa medida em que podiam conduzir à ação e humanização superando a opressão que também é historicamente criada pelo próprio homem.Referências
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