Democracia, liberdade e educação: Paulo Freire leitor de J. Dewey

Autores

  • Darcisio Natal Muraro Universidade Estadual de Londrina - UEL

Palavras-chave:

Dewey, Freire, democracia, liberdade, e educação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar as possíveis relações entre as concepções de experiência, democracia, liberdade e educação desenvolvidas por John Dewey e Paulo Freire. Investigar estas relações conceituais se traduz num esforço de leitura comparativa da produção teórica desses pensadores buscando responder à seguinte indagação: quais são as concepções deweyanas sobre experiência, democracia, liberdade e educação aportadas na obra de Freire? Paulo Freire teve contatos com parte da obra de Dewey através da leitura feita por intelectuais que marcaram o debate educacional no Brasil, sobretudo a partir da década de 30 do século passado, destacando-se Anísio Teixeira, que foi um tradutor das obras de Dewey, e Lourenço Filho que foi comentador do mesmo autor. O pensamento deweyano ecoa direta ou indiretamente na obra freireana podendo ser um eixo de leitura para se compreender a originalidade da criação da tessitura conceitual desse autor sobre experiência, democracia, liberdade e educação. Num esforço de entender essa trama conceitual, percebemos que os conceitos deweyanos de experiência, homem, liberdade, democracia e educação ecoam na obra de Freire lastreados pela idéia de problematização e pensamento reflexivo. Freire,viu a potencialidade transformadora desses esses conceitos diante da realidade brasileira na justa medida em que podiam conduzir à ação e humanização superando a opressão que também é historicamente criada pelo próprio homem.

Biografia do Autor

Darcisio Natal Muraro, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná / PUCPR (1986), graduação em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo / ITESP (1990), mestrado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / PUCSP (1998), doutorado pela Universidade de São Paulo / FEUSP (Faculdade de Educação, na linha de Filosofia da Educação / 2008) e especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / PUCSP (1997). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem projeto de pesquisa na área de infância e educação

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Publicado

2012-12-20

Edição

Seção

Artigos