Consciência e Experiência no Empirismo Radical de William James

Autores

  • Francisco de Assis Razzo PUC-SP

Palavras-chave:

William James, Pragmatismo, Consciência, Empirismo Radical, Experiência Pura

Resumo

Nosso estudo tem como objetivo desenvolver uma reflexão a respeito da relação entre a concepção de consciência e experiência desenvolvidas no âmbito da epistemologia e da metafísica do empirismo radical do filósofo norte-americano William James (1842-1910). O enfoque é investigar nos ensaios A ‘Consciência’ Existe? [Does “Consciousness” Exist?] (1904) e Um Mundo de Experiência Pura [A World of Pure Experience] (1904), as dimensões filosóficas da noção de consciência como função do conhecimento na experiência, a fim de compreender os fundamentos, a gênese e os desdobramentos do seu empirismo radical como metafísica pluralista e o sentido da superação do dualismo “mente e matéria” e das explicações reducionistas materialistas, idealistas absolutistas, naturalistas e deterministas a respeito da consciência propostas e enfrentadas por James nesses e em outros ensaios no contexto do desenvolvimento do seu pragmatismo. Evidentemente, não espero resolver todos os problemas aqui propostos, mas marcar os pontos de apoio a partir dos quais o estudo será desenvolvido.

Biografia do Autor

Francisco de Assis Razzo, PUC-SP

Graduado em Filosofia pela Faculdade de São Bento - SP. Aluno do Programa de Pós-Graduação, Mestrado, na Puc-SP. Pesquisador da obra de William James.

Referências

Fontes:

JAMES, William. Writings of W. James – Vol. 1 (1878-1899); Vol. 2 (1902-1910). New York; The Library of America, 1987-1992.

JAMES, William. Pragmatismo - Textos Selecionados in Coleção Os Pensadores - 1ª Edição. São Paulo, Abril Cultural, 1974.

JAMES, William. The Principles of Psycology. – (3 Vols.). Cambridge: Harvard University Press, 1981.

Comentadores:

COOPER, Wesley E. The Unity of William James’s Thought. Nashville: Vanderbilt University Press, 2002.

FLANAGAN, Owen. A consciência vista por um pragmatista. In. William James, Putnam, R. (Org.) São Paulo: Ideias & Letras, 2010.

LAMBERTH, David C. Interpretando o universo Segundo uma analogia social: Intimidade, panpsiquismo e um deus finito em um universo pluralista. In. William James, Putnam, R. (Org.) São Paulo: Ideias & Letras, 2010.

______. Metaphysics, Experience and Religion in William James’s Thought. New York: Cambridge University Press, 1999.

NOVALIS. Schriften (Escritos). Org. J.Minor, Jena, 1923.

PUTNAM, Ruth Anna (ed.). The Cambridge Companion of William James. Cambridge at UP, 1997.

VOEGELIN, E. Reflexões autobiográficas. São Paulo: É-realizações, 2008.

WILSHIRE, Bruce. A surpreendente intimidade do mundo material: Os últimos pensamentos de William James. In. William James, Putnam, R. (Org.) São Paulo: Ideias & Letras, 2010.

Downloads

Publicado

2012-07-29

Edição

Seção

Artigos