Análise Pragmática da Teoria do Mercado Livre sob o ponto de vista da Ética em Milton Friedman

Autores

  • Haroldo Arruda Junior Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Pragmatismo, Ética. Filosofia. Mercado. Empresa.

Resumo

Quais as reais possibilidades da prática da ética no meio empresarial? O objetivo principal deste artigo é identificar e analisar, por meio da teoria do pragmatismo de Charles Sanders Peirce, os argumentos sustentados por Milton Friedman na Teoria do Mercado Livre aplicada dentro de um sistema econômico conhecido como capitalismo. Esta teoria para muitos empresários e economistas funciona como uma regra oficial sobre a prática da ética nas relações empresariais. A análise destes argumentos pelo pragmatismo de Charles Sanders Peirce nos levará a uma reflexão de como a prática da ética empresarial age diretamente na formação de valores e ainda como este conjunto de novos valores forma um sistema social e se este é o conjunto de valores que desejamos para todos nós.

Biografia do Autor

Haroldo Arruda Junior, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor DE da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1995. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá (1994). Especialização em Semiótica pela Universiddade Federal de Mato Grosso (2004). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Doutorando em Filosofia pela PUC-SP sob a orientação do professor Phd.Ivo Assad Ibri (2008). Coordenador da Agência Laboratório da UFMT. Coordenador do Grupo de Estudos do Pragmatismoo, grupo este vinculado ao Centro de Pragmatismo da PUC-SP. Tem experiência nas áreas das Ciências Humanas e Sociais.

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Publicado

2012-06-16

Edição

Seção

Artigos