Ontologia e Epistemologia: Uma leitura do marxismo de J. Chasin –

Autores

  • Paola Baldovinotti Serpa Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp/Marília

Palavras-chave:

ontologia, epistemologia, prática científica, marxologia

Resumo

Neste artigo são apresentadas algumas reflexões sobre os devidos encadeamentos dos territórios da ontologia e da epistemologia – as quais são elaboradas seguindo o itinerário das principais formulações de J. Chasin sobre a problemática – com o propósito de contribuir para a o devido entendimento do significado de uma prática científica efetiva. A partir da argumentação que prima pelo resgate do estatuto ontológico da obra marxiana, J. Chasin expande o debate teórico para inclusive questionar o padrão da cientificidade na atualidade. Sem a pretensão de encerrar o debate, propomos uma argumentação que consideramos fundamental para aprofundamento das discussões.

Biografia do Autor

Paola Baldovinotti Serpa, Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp/Marília

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp/Marília Bolsista FAPESP Graduada em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura Plena) Unesp/Marília

Referências

CHASIN, J. Marx: Estatuto Ontológico e Resolução Metodológica. São Paulo: Boitempo, 2009. (escrito inicialmente publicado como posfácio do livro “Pensando com Marx” de F. J. S. Teixeira, Editora Ensaio, São Paulo, 1995).

______. Rota e Prospectiva de um Projeto Marxista. Revista Ad Hominem. Tomo III: Política. São Paulo: Estudos e Edições Ad Hominem, 2000.

______. Superação do Liberalismo – transcrição literal das aulas ministradas durante o curso de pós-graduação em Filosofia Política, promovido pelo Dep. De Filosofia e História da Universidade Federal de Alagoas, de 25/01 a 06/02 de 1988. Disponível em: http://ebookbrowse.com/j-chasin-superacao-do-liberalismo-doc-d132585437.

VAISMAN, E. Apresentação: Dossiê Marx: itinerário de um grupo de pesquisa. Revista Ad Hominem. Tomo IV: Dossiê Marx. São Paulo: Estudos e Edições Ad Hominem, 2001.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Edição

Seção

Artigos