Evasão ou Insight? Mead sobre Royce e a Filosofia Norte-Americana

Autores/as

  • Claudio Marcelo Viale Max-Weber-Kolleg für kultur- und sozialwissenschaftliche Studien Erfurt Universität – Germany

Palabras clave:

Comunidade de Amor de Royce, Filosofia Prática, História do Pragmatismo Clássico, Ideais Regulativos, Mead, O elo filosófico entre Mead e Royceç Pragmatismo Bifurcado de Mead, Royce.

Resumen

Este artigo busca rever um assunto negligenciado pela literatura pragmatista: o elo entre as filosofias de Josiah Royce e George Herbert Mead. De um ponto de vista sistemático, reivindico que uma relação de complementaridade corretiva pode ser construída entre eles, do tipo que é fundada num degrau histórico-reconstrutivo. O desenvolvimento desse degrau é o objetivo central deste trabalho. Minha hipótese fundamental sobre esses tópicos são três: primeiro, que os trabalhos de Mead e Royce compartilham os mesmos compromissos filosóficos sobre temas significativos; segundo, que isso está inadvertidamente escondido na análise que Mead fez de Royce; terceiro, que essa análise funciona mais como uma exemplificação do pragmatismo bifurcado de Mead do que como uma descrição precisa da filosofia de Royce.

Métricas

Cargando métricas ...

Descargas

Cómo citar

Viale, C. M. (2013). Evasão ou Insight? Mead sobre Royce e a Filosofia Norte-Americana. Cognitio: Revista De Filosofia, 8(2), 341–359. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/12237

Número

Sección

Artigos Cognitio